“Eu sou campeã olímpica! Eu sou campeã olímpica!”.
Com essas palavras, Beatriz Souza celebrou a conquista histórica para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, após derrotar a israelense Raz Hershko na final da categoria acima de 78kg feminina nesta sexta-feira (2) agosto. Este é o primeiro ouro do Brasil nesta edição dos Jogos Olímpicos.
A luta começou favorável para Beatriz, que rapidamente aplicou um waza-ari, garantindo o primeiro ponto do combate e demonstrando domínio na disputa. Enquanto mantinha a pressão sobre Hershko, Bia seguiu tentando novos ataques, embora a adversária se mostrasse resistente na defesa.
A trajetória de Beatriz Souza até a medalha de ouro foi marcada por performances impressionantes. Ela começou o dia enfrentando a nicaraguense Izayana Marenco nas oitavas de final, onde conquistou uma vitória rápida, aplicando um ippon no primeiro minuto de combate. Em seguida, enfrentou a sul-coreana Kim Hayun, quarta colocada no ranking mundial, em um duelo acirrado que foi decidido no golden score, com auxílio da arbitragem de vídeo, garantindo sua vaga nas semifinais.