Matérias
Política

Guerra de quem tem mais erro: Base de David Almeida aponta falhas do Governo, enquanto oposição ataca prefeitura

Base aliada afirma que parte daqueles que agora criticam o prefeito, já fizeram parte do arco de aliança

Escrito por
Rhyvia Araujo
August 06, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução/CMM - Reprodução/Assessoria

Os vereadores da base aliada do prefeito de Manaus endureceram as críticas ao Governo do Amazonas depois que a oposição, ao retornar das férias, manifestou repúdio com as ações da administração municipal liderada por David Almeida (Avante). Para o parlamentar Gilmar Nascimento (Avante), as alegações dirigidas exclusivamente ao Executivo Municipal não expõem o quadro completo das dificuldades enfrentadas no Estado em áreas da Saúde, Educação e Segurança. Ele argumenta que, além das questões da prefeitura, o governo de Wilson Lima (União Brasil) também enfrenta problemas crônicos, sendo essencial não restringir o debate apenas às ações do município.

Nascimento afirmou ainda que parte daqueles que agora criticam o prefeito, já fizeram parte do arco de aliança e que, agora, com a chegada das eleições, os posicionamentos mudaram significativamente. 

“Sempre buscam limitar a competência do vereador. (…) Eu entendo que por uma questão política, que a gente vai focar na prefeitura do biênio pra cá, porque no primeiro biênio aqui nós tínhamos praticamente 39 vereadores, todos falando a mesma língua, depois, destoou normal, todo mundo muda, mas eu só compreendo uma coisa que eu como vereador tenho que defender o todo e tenho que ser razoável. Sempre deixo as cores partidárias, os partidos de lado”, afirmou Nascimento.

“O vereador, ele tem que olhar tudo, não pode fingir que não vê. Tem que olhar as pessoas que estão morrendo na fila de espera do SISREG, na fila da morte. Quantas pessoas estão morrendo agora? Que morreram ontem?”, perguntou o parlamentar.

Mas, quando Nascimento deu como exemplo a Saúde do município, alegou que é a melhor do Brasil. “Temos que usar o mesmo peso para cobrar do prefeito, para cobrar o governador. A prefeitura é a melhor saúde do Brasil em 28 meses, sabe o que é isso? Isso é orgulho pra nós, vamos falar disso. A prefeitura já reformou 360 escolas, 70% da rede. Ah foi pouco? Em 3 anos? Foi não gente. Foi feito muito com pouco. O prefeito David assumiu a prefeitura quando estava na pandemia, nos momentos difíceis, quando teve a maior cheia, maior seca e duas guerras no mundo e orçamento caiu. O prefeito não recuou, foi pra Brasília buscar recursos pra ajudar Manaus, não teve desabamento, não teve morte não. Respeitar os mortos não é isso, respeitar os vivos para que não morram (…) Cadê os mortos da Covid? Cadê o monumento dos mortos do Covid? Não fizeram! O (governo) tem que fazer!”, cobrou Nascimento.

O vereador, aliado de David Almeida, ainda alertou a necessidade de um hospital específico para os servidores do Estado. “Cadê um hospital de referência pra atender os servidores públicos do Estado, principalmente policiais que estão em desvantagem com a bandidagem?” questionou Nascimento.

Um dos principais opositores de David Almeida, o parlamentar Capitão Carpê (PL), levantou questionamentos quanto à ausência de cobranças por parte de Nascimento.

“Com todo respeito, aos seus seis mandatos, mas triste de quem quer ser algo e esquece de quem é. Eu queria, com todo respeito, ver vossa excelência nessa revolta levantando a sua voz quando fosse pra gente votar aqui em um requerimento questionando a prefeitura sobre merenda escolar, larvas na merenda ou um funcionário fantasma dentro de uma UBS. Mas quando se trata de prefeitura, vossa excelência é totalmente incoerente. Não sou do partido do governador, mas eu não tenho rabo preso com o governador. Posso visitar qualquer unidade do estado e fazer coro para cobrar o prefeito de Manaus. Onde está a vossa excelência?”, indagou Carpê.

Nascimento, por sua vez, rebateu afirmando que o vereador Capitão Carpê é quem supostamente desconsidera a classe representativa. Além disso, acusou Carpê de minimizar as falhas do governo estadual, desviando o foco das críticas que deveriam recair sobre o Estado. 

“Eu não acolho a parte de vossa excelência, vereador Carpê, nenhuma parte dele, porque vossa excelência falta com coerência. Não tenho rabo com ninguém. Nunca vi vossa excelência defendendo aqui os policiais que estão tombando na rua, vossa excelência que tem esse relacionamento com o governador, devia defender seus companheiros. Vossa excelência é de farda, é capitão, tem que ir lá com o governador e dizer “salve os meus policiais, meus amigos”, isso é incoerência. Você pede respeito e desrespeita, então com todo respeito também, vossa excelência não defende a sua categoria que são os policiais. Têm uma fúria com o prefeito, mas é um gatinho com relação ao governador… Vossa excelência é um leão com o prefeito”, afirmou o vereador.

Ao Diário da Capital, Carpê não demonstrou constrangimento com as críticas. “Ele está me apontando um dedo no qual ele é. Quem é gatinho com o prefeito é ele, e quem é um leão contra o governo é ele. Qual é a função de um vereador, não é cobrar o prefeito?”, perguntou.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas