Cidade

Grupo Especial encerra ensaios técnicos e aquece disputa pelo título do Carnaval de Manaus 2026

Sambódromo recebe últimas apresentações antes do desfile oficial marcado para sábado

Escrito por Redação
11 de fevereiro de 2026
Foto: Gabi Vitim/Divulgação

O Sambódromo de Manaus foi palco, na noite desta terça-feira (10/02), do encerramento dos ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial do Carnaval na Floresta 2026. Quatro agremiações passaram pela avenida na última rodada de testes antes da disputa oficial pelo título, marcada para sábado (14/02).

Ao longo da programação, promovida pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, as oito escolas da elite do samba amazonense realizaram seus ajustes finais de harmonia, evolução e bateria.

A primeira a cruzar a passarela foi o GRES Unidos do Alvorada, que apresentou o enredo “Uma estrada, uma vida, um sonho: o alvorecer da BR-319”. A proposta celebra os 50 anos da rodovia e reforça a importância da interligação do Amazonas com o restante do país.

Para a madrinha de bateria Maria Aparecida, a emoção de viver mais um Carnaval é indescritível. “A minha emoção de ser madrinha é algo que não tenho palavras para explicar. Só sei que é muito amor pela minha escola”, afirmou.

Na sequência, entrou na avenida a maior campeã do Carnaval de Manaus, o GRES Mocidade Independente de Aparecida. Com o enredo “Do velho ao novo: para sempre Airão”, a escola homenageia o município de Novo Airão, destacando as riquezas naturais da cidade e o Eco Festival Folclórico do Peixe-Boi.

A musa Kirssia Sahdo destacou o vínculo familiar com a agremiação. “É uma honra representar a minha escola, que está na minha família, no meu sangue, na minha vivência. Estou muito feliz e tenho certeza de que a Aparecida virá linda, deslumbrante e grandiosa como sempre”, comentou.

A terceira apresentação da noite ficou por conta do GRES Vila da Barra, que levou à avenida o enredo “A ópera dos imortais”. A escola pretende contar a história de Nonatinho, funcionário mais antigo e um dos símbolos do Teatro Amazonas.

Segundo Remilton Souza, responsável pela comissão de frente, o público viu apenas uma prévia do que está sendo preparado. “Acreditamos sempre no trabalho da Vila da Barra. Estamos ensaiando há muito tempo, mas hoje mostramos só um trecho do que a comissão de frente está preparando para o Carnaval 2026”, destacou.

Encerrando a programação, o GRES Vitória Régia apresentou o enredo “O Filho da Ilha que encanta o Amazonas”, inspirado na trajetória de um menino sonhador de Parintins. A proposta mistura elementos da cultura amazônica, unindo samba e boi-bumbá, fé, tradição e magia.

À frente da bateria “Berço do Samba”, a rainha Húrsula Freitas celebrou os 50 anos da escola. “Eu estou no quarto ano como rainha de bateria e desfilar nos 50 anos da minha escola é uma emoção absoluta que eu não sei explicar”, disse.

Desfiles

A programação oficial do Carnaval na Floresta começa nesta quinta-feira (12/02), às 21h, com as escolas do Grupo de Acesso B. Na sexta-feira (13/02), também às 21h, desfilam as agremiações do Grupo de Acesso A.

Já no sábado (14/02), a partir das 20h, as oito escolas do Grupo Especial voltam ao Sambódromo para disputar o título de campeã do Carnaval de Manaus 2026.

Matérias relacionadas