O Governo Federal divulgou na segunda-feira (4) o Relatório Agenda Transversal de Mulheres, parte do Plano Plurianual de 2024-2027, que estabelece metas para reduzir a desigualdade de gênero no trabalho e na sociedade. Entre os objetivos está a redução em 10% da diferença da renda média entre homens e mulheres, além de alcançar 45,2% de formalização das mulheres no mercado.
Leia Também
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou a importância das mulheres na elaboração do Orçamento de 2024. "O que fizermos daqui para frente tem o dedo de cada mulher".
Outras metas incluem a redução em 16% das mortes violentas de mulheres dentro de casa e em 55% da mortalidade materna, além da construção de 117 unidades de atendimento às vítimas de violência.
"A cada vez que conseguimos falar, vem a violência política nas redes sociais e tenta nos calar", disse a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. O relatório também prevê assistência técnica a agricultoras familiares, aumento da presença feminina em cargos de poder e decisão, construção de centros de parto normal e maternidades, e garantia de dignidade menstrual a milhões de pessoas.
O lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a primeira-dama Janja Lula da Silva, a ministra do STF Cármen Lúcia, e representantes de ministérios e organizações. Este é o terceiro relatório transversal do PPA lançado pelo Governo, após os de crianças e adolescentes e ambiental.