Matérias
Brasil

Governo lança aplicativo que bloqueia e inutiliza celular em casos de roubo e furto

A iniciativa visa agilizar o processo de notificação às operadoras e bancos, proporcionando maior segurança aos usuários

Escrito por
Thiago Freire
December 19, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O governo federal anuncia o lançamento do aplicativo Celular Seguro, programado para esta terça-feira (19). Desenvolvido em parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a plataforma permite o bloqueio imediato de linhas telefônicas e aparelhos móveis em situações de roubo e furto.

Para utilizar o aplicativo, os usuários deverão cadastrar seus dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. Em caso de roubo, o sistema pode ser acionado por meio de um computador, notificando instantaneamente operadoras telefônicas e bancos, bloqueando acessos e proporcionando maior agilidade na resposta às ocorrências.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, destacou a importância da medida para reduzir dores de cabeça e perdas financeiras associadas a furtos e roubos. O secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, ressaltou que os celulares roubados, após o bloqueio, se tornarão "um pedaço de metal inútil".

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas