Meio Ambiente

Governo intensifica preparação para estiagem no AM e contabiliza impactos da cheia de 2025

Previsão aponta estiagem em até 30 municípios, com apoio logístico para comunidades isoladas e ações de combate a incêndios; o estado decretou situação de emergência em 43 municípios

Escrito por Redação
4 de agosto de 2025
Foto: Alex Pazuello/Secom

Nesta segunda-feira (4/8), o governador do Amazonas, Wilson Lima, conduziu reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento aos Eventos Climáticos e Ambientais para apresentar o planejamento estadual voltado à mitigação dos efeitos da estiagem prevista para o segundo semestre de 2025. Na ocasião, também foram divulgados os resultados das ações realizadas durante a cheia dos rios neste ano.

Divulgação do planejamento estadual de combate à estiagem no AM — Foto: Alex Pazuello/Secom

Segundo dados da Defesa Civil do Estado, a estiagem deve atingir de forma leve a moderada entre 20 e 30 municípios, afetando diretamente cerca de 120 mil famílias, o que representa aproximadamente 480 mil pessoas em todo o Amazonas. Todas as calhas dos rios já estão em processo de vazante, com destaque para a calha do rio Madeira, onde a queda do nível das águas exige maior atenção das autoridades.

Em 2025, já foram entregues nove Grupamentos Integrados de Combate a Incêndios e Proteção Civil (GCIPs) em municípios estratégicos, como Tapauá, Rio Preto da Eva, Novo Aripuanã, Maués, Lábrea, Manaquiri, Autazes, Jutaí e Coari. Além disso, outras nove unidades estão em implantação em localidades como Apuí, Atalaia do Norte, Barcelos, Boca do Acre, Careiro, Envira, Humaitá, Itapiranga e Manicoré.

Durante a reunião, foi destacado o expressivo avanço na redução dos focos de incêndio: entre janeiro e julho de 2024, foram registrados cerca de 4 mil focos, enquanto no mesmo período de 2025 o número caiu para 280, uma redução aproximada de 90%.

De acordo com o governo do estado, a logística foi reforçada para garantir o acesso a comunidades isoladas durante a estiagem, integrando ações preventivas, monitoramento em tempo real e articulação com o Governo Federal para manutenção da infraestrutura essencial, assegurando a navegabilidade nas áreas remotas.

Distribuição de mantimentos nos municípios do Amazonas — Foto: Arquivo/Secom

Atualmente, o balanço da Operação Cheia 2025, iniciada em abril, é de 43 municípios em situação de emergência, afetando quase 140 mil famílias e cerca de 560 mil pessoas. Foram distribuídas 770 toneladas de cestas básicas, milhares de caixas d’água, copos de água potável, kits purificadores e enviada uma estação móvel de tratamento de água.

Na área da saúde, 72 kits de medicamentos foram entregues a sete municípios, além da instalação de uma usina de oxigênio em Manicoré e atendimento por barco hospitalar. Na educação, programas assistiram 453 estudantes afetados pelas cheias.

No meio ambiente, foram distribuídos 3,3 milhões de frascos de hipoclorito de sódio e realizados mutirões e fiscalizações em 28 municípios para prevenção e regularização ambiental.

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress