Amazonas

Governo do Amazonas divulga editais para apoio a mulheres na ciência

Anúncio foi feito durante evento que celebrou o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Escrito por Yasmin Siqueira
11 de fevereiro de 2025
Foto: Renata Barreiros

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado nesta terça-feira (11), o Governo do Amazonas anunciou a abertura de novos editais de apoio a pesquisadoras do estado. A iniciativa, conduzida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), integra o movimento “Mulheres e Meninas na Ciência 2025” e busca fortalecer a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Os editais divulgados fazem parte de uma série de investimentos do governo estadual para estimular o protagonismo feminino no setor científico. Segundo a Fapeam, os recursos serão destinados a projetos de pesquisadoras amazonenses, contemplando diferentes áreas do conhecimento. O investimento gira em torno de 2,7 milhões de reais.

“O Amazonas, por meio da Fapeam, já investiu mais de 25 milhões de reais em políticas específicas para mulheres e meninas na ciência. Então nós já lançamos 10 editais, hoje nós vamos lançar mais 2 e aí isso vai totalizar esse investimento. O que interessa não é simplesmente aumentar o número de pesquisadoras, mas é aumentar o número de pesquisadoras protagonizando um papel”, afirmou a presidente da Fundação, Márcia Perales.

Durante o evento, também foi lançado o Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Volume 5, documento que reúne 100 projetos científicos desenvolvidos por professores e estudantes da educação básica, tanto da capital quanto do interior do estado.

O material faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE), uma ação da Fapeam voltada à participação de professores e alunos da rede pública em projetos de pesquisa e inovação tecnológica. O programa abrange estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, incluindo modalidades como educação de jovens e adultos, educação escolar indígena e o Projeto Avançar.

“Valorizar as pesquisadoras, seja meninas, seja mulheres, seja alunos na área de ciência, vai criar um impacto porque é um dia onde a gente celebra a ciência, onde a gente quer incentivar nossas meninas, as meninas precisam de ciência, mas a ciência também precisa das mulheres”, declarou pesquisadora e doutora em física Angsula Ghosh.

Com os novos editais e o incentivo à pesquisa desde a educação básica a valorização das mulheres na ciência vem crescendo e ampliando oportunidades para pesquisadoras e futuras cientistas do estado.

Os editais com maiores informações estão disponíveis no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Matérias relacionadas