O Governo do Amazonas divulgou nesta segunda-feira (2) mudanças no comando de quatro órgãos estaduais. As alterações envolvem a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), a Secretaria de Estado de Administração (Sead), a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
Na Sedel, o novo titular será Diego Américo Costa Silva, que assume o lugar de Jorge Elias Costa de Oliveira. Advogado de formação, Diego já atuou na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e também no Conselho Municipal de Desporto.
Jorge Elias teria sido exonerado após deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) criticarem o secretário por Manaus ficar fora da lista de cidades brasileiras candidatas a sediar jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. Manaus teria sido a última a responder os memorandos da Fifa, afirmou o deputado Rozenha (PMD), se referindo ao secretário como “espírito de porco”.
Para a Sead, o escolhido foi Vivaldo Michiles Neto, substituindo Andreza Helena, antiga gestora. Bacharel em Sistemas de Informação, Vivaldo já integrava a pasta como secretário-executivo de bens patrimoniais e gastos públicos.
Na Cosama, a nova diretora-presidente será Deisiane Erculano de Souza, no lugar de Denilson Lopes Gama. Formada em Administração, Deisiane tem experiência consolidada no setor de saneamento e já fazia parte dos quadros da companhia.
Por fim, Marcel Alexandre da Silva foi nomeado diretor-presidente da Amazonastur, substituindo Ian Henderson Carmo Ribeiro. Ex-vereador de Manaus, Marcel exerceu mandatos consecutivos entre 2008 e 2024.
As mudanças, segundo o governo, já estão em vigor a partir desta segunda-feira.