Matérias
Esporte

Giro da Rodada: o fim de semana foi marcado pela retomada do Barezão 2024

Dez equipes entraram em disputa para o título. Este ano, a competição mudou a fórmula e passará a ser em dois turnos

Escrito por
Larissa Balieiro
January 22, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O fim de semana foi marcado pela retomada da temporada do 108º Campeonato Amazonense de Futebol. Dez equipes entraram em disputa para o título. Este ano, a competição mudou a fórmula de disputa e passará a ser em dois turnos. Cinco jogos movimentaram a rodada de abertura do Barezão 2024. O atual campeão amazonense, Amazonas FC, novamente estreou com derrota.

Princesa x Alvorada

Foto: João Normando/ Agência Esportiva LB

O jogo de abertura do Barezão foi no interior do Amazonas, em Manacapuru na sexta-feira(19). O duelo Princesa do Solimões x Alvorada marcou o início da temporada do futebol amazonense. Com um público de 1.721 pessoas, o estádio do Gilbertão contou também com a torcida do estreante Alvorada.

O Tubarão venceu de 2 a 0 com gols em cada tempo do jogo. O primeiro veio com o zagueiro Iury Marley aos 22 minutos. Enquanto que o meia Hitalo marcou aos 45 minutos do segundo tempo o gol que sacramentou a vitória. O time comandado por João Carlos Cavalo não teve vida fácil para construir o placar, mas conseguiu ser soberano e jogando em casa conquistou os três primeiros pontos da competição.

Na próxima rodada, o Princesa encara o Amazonas as 20h na Arena da Amazônia nesta quarta-feira (24). Enquanto o Alvorada pega o RPE Parintins nesta terça-feira(23) às 15h30 no estádio Carlos Zamith.

 

Nacional x São Raimundo

 

Foto: João Normando / Agência Esportiva LB

No sábado(20), o duelo entre duas equipes tradicionais movimentou o estádio Ismael Benigno, a Colina. Nacional e São Raimundo entraram em campo com ações distintas de duelo. Do lado do Tufão a rede balançou primeiro com Marquinhos aos 23 minutos. Não demorou muito para que Rogério empatasse para aos 39minutos em uma jogada da esquerda entrando na área e arriscando o chute certeiro. Ainda aos 44 minutos, vejo o gol da virada do Nacional com Willian Salvino que recebeu a roubada de bola de Rogério.

O segundo tempo, em que o Nacional poderia ter controlado o placar acabou virando de sufoco. O São Raimundo de Sérgio Duarte foi para cima e com a entrada do atacante Dedê colocou velocidade e mais ritmo de jogo. Não deu outra, aos 30minutos veio o gol de empate do Tufão com Lucas Peteca. De frente, recebeu e marcou.

Na próxima rodada, o Nacional encara o Manauara na quarta-feira (24) às 15h30 na Arena da Amazônia. Já o São Raimundo recebe o Manaus na quinta-feira (25) às 15h30 no estádio da Colina.

 

RPE Parintins x Operário

Léo Itaperuna. Foto: João Normando/ AgênciaEsportiva LB

Mais um jogo noturno da rodada, mas desta vez no estádio Chicão Garcia, em Rio Preto da Eva. O RPE Parintins recebeu o Operário de Manacapuru em casa. O Sapão da Terra Preta não se intimidou jogando longe dos seus domínios e criou várias chances de gols. Com o atacante Marcos Paulo chegou a colocar uma bola na trave. O primeiro tempo foi de superioridade para a equipe visitante que ainda sim, não matou o jogo.

No segundo tempo, o Tourão voltou mais ciente do estilo de jogo e abriu o placar aos 7minutos com Daniel Costa após receber pela direita do lateral amarelos Costa.  Pela esquerda, o atacante experiente Léo Itaperuna buscou mais um gol e conseguiu aos 19 minutos quando superou a marcação e bateu cruzado.

Na próxima rodada o RPE Parintins joga fora de casa diante do Alvorada nesta terça-feira(23) às 15h30 no estádio Carlos Zamith. Já o Operário recebe em casa o Rio Negro na quinta-feira (25) às 19h30 no estádio Gilbertão, em Manacapuru.

 

Manaus x Rio Negro

 

Foto: Ismael Monteiro

Domingo (21)foi a vez da estreia do Manaus FC. Campeão seguidas vezes de 2017 até 2022, o Gavião iniciou a temporada após o rebaixamento para a série D do Campeonato Amazonense. O adversário Rio Negro chegou para o duelo com poucos dias de preparação e após uma ameaça de desistência da competição. O duelo ficou em um empate sem gols.

Em início de jogo até movimentado, as duas equipes não foram tão eficientes na hora de criaras jogadas ofensivas. A primeira chance mais clara veio apenas após os 30minutos de jogo, quando Lúcio Maranhão recebeu ótimo passe do lado direito da área e finalizou cruzado, mas o goleiro Nikael fez boa defesa e evitou o gol do Manaus. O tempo passou e o primeiro tempo chegou ao fim sem gols.

Após o intervalo, sob uma forte chuva que caiu na capital, o Manaus assustou novamente ainda aos três minutos. Felipe Tiririca recebeu cobrança de lateral dentro da área, limpou a marcação e finalizou de canhota por cima do gol. Já aos 49, o Rio Negro ficou muito perto de abrir o placar. Após cruzamento da direita, Matheus Mota, livre na pequena área, mandou por cima do gol de Waldson.

As equipes voltam a campo no meio de semana para a 2ª rodada. O Manaus FC terá o São Raimundo pela frente na quinta-feira (25), às 15h30, no Estádio da Colina. No mesmo dia, mas às 19h30, o Rio Negro visita o Operário no Estádio Gilbertão, em Manacapuru.

 

Amazonas x Manauara

Autores dos gols do Manauata: Michael eJoãozinho na sequência. Foto: Fernando Vasconcelos

Um jogo que muitos falaram ser a final antecipada do Barezão de 2024. As duas equipes com mais investimentos, Amazonas e Manauara voltaram a se encontrar na estreia do Campeonato Amazonense. Atual campeão e vice duelam de igual, principalmente no primeiro tempo. Sassá abriu o marcado para a Onça em um chute cruzado na esquerda do goleiro Jonathan aos 12 minutos. Não deu nem tempo de comemorar, e o atacante Joãozinho voou pela direita e alcançou o gol de empate aos 14minutos. Ainda restavam tempo e aos 38 minutos, Matheus Sacramento recebeu pela esquerda e levou até a grande área e finalizou rasteiro. O goleiro Edson Mardden não segurou e no rebote, Michael Paulista completou de canhota para o gol, virando a partida para o Robô.

No segundo tempo, uma forte chuva caiu sobre a capital amazonense e as duas equipes tiveram mais dificuldades para criar chances de gol.

Na próxima rodada, o Amazonas recebe o Princesa do Solimões às 20h na Arena da Amazônia na quarta-feira (24). O Manauara encara o Nacional às 15h30 no mesmo estádio e dia.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas