A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (18/9), mandado de busca e apreensão e afastou do cargo um funcionário dos Correios (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), em Manaus, suspeito de desviar encomendas de alto valor. A identidade do suspeito não foi revelada.
Os levantamentos preliminares apontam o desvio de mais de 30 encomendas, que resultaram em indenizações pagas a clientes lesados e em significativo prejuízo financeiro à estatal.
De acordo com a PF, as investigações começaram após a própria empresa relatar, formalmente, extravios recorrentes na unidade de distribuição. Imagens do circuito interno de segurança apontaram que o servidor manipulava e desviava as mercadorias postais.
A investigação revelou ainda que as práticas se estendiam há mais de um ano e meio, evidenciando o delito recorrente e o aproveitamento da função pública para obtenção de vantagem ilícita. Além do impacto financeiro, a conduta investigada gerou risco à integridade da cadeia de distribuição de mercadorias.
A medida cautelar de afastamento, determinada pelo juízo competente, visa resguardar a instrução processual e prevenir a reiteração das práticas ilícitas.