Meio Ambiente

Foco de incêndio criminoso é flagrado durante ronda do MP em área desmatada próxima de Manicoré

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o município ocupa atualmente a primeira posição entre os municípios do Amazonas com maior número de focos de incêndio.

Escrito por Redação
14 de julho de 2025
Foto: Divulgação/MPAM

Um foco de incêndio criminoso em área desmatada, localizada nas proximidades da zona urbana de Manicoré, no interior do Amazonas, foi identificado durante uma ronda ambiental realizada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semades), no último sábado (12/7). A ação resultou na autuação em flagrante de dois suspeitos, conduzidos à delegacia com base na Lei dos Crimes Ambientais.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o município ocupa atualmente a primeira posição entre os municípios do Amazonas com maior número de focos de incêndio. A ronda teve como objetivo principal promover orientação educativa, aliando fiscalização e diálogo com moradores locais.

“Somente indo a campo é que poderemos conscientizar a população acerca da gravidade dos crimes ambientais e tentar alterar o crescente quadro de desmatamentos na Floresta Amazônica. O apoio da Polícia Militar e da Semades foi fundamental para o êxito da ação conjunta”, afirmou o promotor Venâncio Terra.

Foto: Divulgação/MPAM 

Coordenada pelo promotor de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra, titular da comarca de Manicoré, a operação integrou a “Ação Coordenada – Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais”, iniciativa do MPAM voltada à conscientização da população sobre os impactos ambientais da degradação da floresta. Além da equipe do MPAM, participaram também policiais e brigadistas municipais.

Matérias relacionadas