Nesta quinta-feira (23/10), o Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), abriu as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025. São mais de 58 mil vagas disponíveis para 10.319 cursos/turnos em 690 instituições privadas de ensino superior. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até as 23h59 do dia 30 de outubro pelo Portal Acesso Único.
O financiamento do Fies cobre as mensalidades do segundo semestre letivo de 2025, sendo destinado a estudantes que possam cumprir pelo menos 70% de frequência no curso, turno e local escolhidos.
➡️ Para participar, o candidato deve ter realizado o Enem a partir de 2010, com média superior a 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação, além de possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. A participação é vedada a treineiros do Enem.
O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de novembro, com chamada única e lista de espera. Os pré-selecionados deverão comparecer às Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições nos dias 5 e 6 de novembro para comprovar as informações declaradas.
Metade das vagas remanescentes é reservada para candidatos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com direito a financiamento integral pelo Fies Social. Há também reserva para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme proporção da população local. Candidatos com deficiência devem apresentar laudo médico com CID.
Sobre o programa
O Fies, criado em 2001, é um programa que financia cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Em 2025, foram ofertadas mais de 112 mil vagas no processo seletivo regular, e as vagas não preenchidas são disponibilizadas novamente nas edições subsequentes, incluindo o atual processo para vagas remanescentes.
