Matérias
Cultura e Entretenimento

Festival Amazonas de Ópera é cancelado por falta de verba

Sua edição de 2015 também foi cancelada por crise financeira

Escrito por
Letícia Misna
March 08, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Michael Dantas/SEC AM

De acordo com uma matéria publicada pela Folha de São Paulo nesta sexta-feira (8), o Festival Amazonas de Ópera, maior evento de música lírica da América Latina, não será realizado em 2024. O motivo seria a falta de verba, em torno de R$ 5 milhões, cortada pelo governo Wilson Lima.

Leia Também

A 26ª edição do Festival ocorreria em abril, mas, conforme nota da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, comandada por Marcos Apolo Muniz, “a vigência, por tempo indeterminado, de um decreto sobre a redução de gastos públicos impediu a realização do Festival”.

A pasta teria ainda, nos últimos meses, procurado patrocínio da iniciativa privada, e representantes do evento ido a Brasília reunir-se com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, em busca de solução; mas sem sucesso em nenhuma das tratativas.

O diretor do Festival, Flavio Furtado, não quis pronunciar-se sobre o caso, mas os produtores de diversas obras pré-selecionadas para a apresentação de 2024 já estariam recebendo o informe de cancelamento.

Criado em 1997, essa não é a primeira vez que o evento, sediado no grandioso Teatro Amazonas, passa por algo do tipo. Sua edição de 2015 também foi cancelada por crise financeira, sob a gestão do então governador José Melo.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas