Em uma noite histórica, repleta de emoção e marcada pela despedida do item 7 oficial, o Sambódromo de Manaus foi palco de uma grande celebração neste sábado (5/7), quando o Boi Garantido comemorou a conquista do seu 33º título no Festival de Parintins.
Com o espetáculo intitulado “Boi do povo, boi do povão”, o boi vermelho e branco encantou público e jurados, consagrando-se como o grande campeão da edição de 2025. A noite foi marcada pelas apresentações dos itens oficiais, que receberam troféus, e pelo calor humano do público, que lotou o espaço em clima de festa, orgulho e celebração cultural.
A performance do Garantido transformou a arena em um verdadeiro tributo às raízes populares do boi-bumbá, com fortes referências à cultura amazônica, à resistência dos povos tradicionais e à paixão do povo parintinense. A vibrante torcida vermelha e branca celebrou com entusiasmo, acompanhada da Batucada oficial, artistas e grupos folclóricos.
A festa da vitória atraiu uma multidão, os portões precisaram ser fechados por conta da superlotação. A programação, além das homenagens aos itens oficiais, também foi marcada por momentos de despedida.

Um dos momentos mais aguardados foi a entrada do presidente do Garantido, Fred Góes, carregando o troféu. Após três anos sem conquistar o título, o boi da Baixa do São José voltou a levantar o troféu, reacendendo a alegria da nação vermelha e branca.
O amo do Boi Garantido, João Paulo Faria, celebrou a vitória com entusiasmo e destacou o quanto esse momento foi aguardado por toda a nação vermelha.
“Essa é a noite que o torcedor do Garantido sonhou por muitos e muitos anos. Sabemos que a apuração é a parte mais tensa, porque temos um adversário, mas a festa da vitória em Manaus é sempre especial. Nos preparamos para isso. Estou muito feliz e esperei por muito tempo, assim como toda a nação vermelha e branca.”
João Paulo Faria, ainda brincou sobre os bastidores e ressaltou que agora é momento de descansar após a tão esperada vitória. Ele afirmou que tem muitas ideias que ainda não foram colocadas em prática e que, talvez, o próximo ano seja o momento certo para utilizá-las.
“Ano que vem, não vamos esquecer toda a choradeira e escândalos do contrário. Acertamos e estamos no caminho certo. Agora quero descansar um pouco. Tinha muitas ideias para este ano que acabei não usando, mas vou fechar o livro por um tempo e dar uma pausa, porque todo mundo merece.”
A secretária do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Keila Costa, também celebrou a conquista e destacou que a festa da vitória representa um verdadeiro’ ‘desentalo da garganta’, após anos de espera. Ela ressaltou que tudo foi feito com muito amor, cuidado e dedicação.
“O título que buscamos há três anos finalmente chegou. O Garantido é treta, é pentacampeão! Hoje é o dia de ´´desentalo da garganta“. A galera vermelha e branca merecia isso. Tudo foi feito com amor, com carinho, pensado em cada detalhe. Pensamos nessa festa como gostaríamos de vivê-la. Somos anfitriões junto com o nosso boi.”
A noite também marcou a despedida da Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra, que anunciou sua saída do posto de item 7, que ocupava desde 2020. Sua última apresentação foi cercada de carinho e aplausos da nação vermelha e branca.
“Essa decisão foi tomada com diálogo, respeito e dignidade. Levo comigo o amor dessa nação e a honra de ter defendido com orgulho o Garantido”, declarou.

Valentina Coimbra / Foto: Divulgação – Instagram
Quem também celebrou com entusiasmo foi toda a galera presente, que transformou a noite em um verdadeiro espetáculo de alegria, emoção e orgulho cultural.