Matérias
Política

Feclam 2025: encontro de Legisladores promete fortalecer políticas no interior do Amazonas

O Feclam 2025 reuniu um público histórico de parte do Brasil, além de representar os 62 municípios do Amazonas.

Escrito por
Rhyvia Araujo
April 04, 2025
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Hudson Fonseca/Aleam

No coração do Amazonas, onde as dificuldades logísticas ainda limitam o acesso a recursos e conhecimento, o V Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) trouxe em evidência um debate essencial sobre como os legisladores podem se fortalecer e, ao mesmo tempo, aproximar a população do processo político. 

Com o tema “Legislar para o Futuro: Sustentabilidade, Desenvolvimento e Participação Popular”, o Feclam 2025 reuniu um público histórico de parte do Brasil, além de representar os 62 municípios do Amazonas. 

Ao Diário da Capital, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apontou a importância do evento não só para a capital, mas principalmente para o interior do estado, que, segundo ele, é sempre o mais desfavorecido quando se trata de estrutura e acesso à capacitação. 

“Nós precisamos nos unir, a ALEAM tem a estrutura maior, então o que nós fizemos? Vamos dar oportunidade para as Câmaras Municipais. Naturalmente o estado do Amazonas é o maior da federação, temos 62 municípios que moram em locais muito mais distantes do que outros estados e hoje a Aleam dá a sua contribuição”, afirmou Cidade.

Foto: Hudson Fonseca/Aleam

Criado durante a gestão de Cidade, o Feclam tem como um dos seus objetivos principais dar voz aos vereadores dos municípios mais distantes, oferecendo-lhes a oportunidade de aprender, trocar ideias e fortalecer suas práticas legislativas.

“Importante a gente dizer que a cada ano a gente vem aprimorando o nosso fórum. Nós apostamos no fortalecimento do poder Legislativo. O estado tem várias dificuldades logísticas e o Fórum é a única oportunidade dos vereadores virem pra cá. Dos 61 municípios estarem aqui. E esse ao bateu recorde de vereadores”, disse Cidade.

Anderson Sousa, presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), em entrevista ao Diário, afirmou que o grande marco do evento é que, pela primeira vez, todos os municípios do estado estiveram representados no Feclam.

“Foi um momento histórico. Pela primeira vez, conseguimos reunir todos os vereadores, e o mais interessante é que mais de 60% dos municípios tinham Câmaras renovadas. Esses novos vereadores precisavam entender o funcionamento do Regimento Interno, como apresentar propostas sem comprometer o Executivo. O Feclam possibilitou tudo isso”, contou Anderson ao Diário.

Para os vereadores de cidades do interior, como Itapiranga, o Feclam é mais do que uma simples capacitação. Roberto Goes (PRB), falou sobre a importância de aplicar os conhecimentos adquiridos no evento diretamente na cidade. Ele enfatizou a relevância da troca de experiências e o impacto que isso pode ter no dia a dia da política local.

“Tá sendo de suma importância adquirir conhecimento. Nós vamos executar na Câmara o conhecimento aqui para que possamos trazer benefícios para Itapiranga”, afirmou Roberto Goes.

Durante o evento, o deputado federal Sidney Leite (PSD), aproveitou a oportunidade para destacar a importância de fortalecer o parlamento estadual e federal. Ele lembrou que a eleição para vereador é uma das mais desafiadoras, dada a grande concorrência e o número de candidatos. Porém, para ele, a verdadeira chave para o fortalecimento da democracia é garantir que os parlamentares estejam bem preparados para enfrentar os desafios da gestão pública.

“A eleição mais difícil é de vereador, porque tem vários candidatos. (…) A nossa expectativa é que a partir de julho desse ano seja definido que o estado do Pará tenha mais quatro deputados federais e o Amazonas mais dois deputados federais. E isso fortalece o parlamento do Amazonas. Infelizmente uma parte da população entende que o papel de vereador é pagar uma conta de luz. Nós precisamos fortalecer o parlamento, fortalecer as políticas públicas”, frisou o deputado.

O presidente da Câmara de Urucará, Antônio Laurentino (PMDB), contou ao Diário sobre a realidade do interior do Amazonas e a importância da participação popular no processo legislativo. Ele destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelas cidades mais afastadas, a escuta ativa da população é essencial para que as ações do legislativo realmente atendam às necessidades da comunidade.

“Hoje, a participação popular vai fazer diferença. E quem tá mais afastado, como nós do interior, sabemos das dificuldades. A gente junto, escutando nosso povo, a coisa funciona. A gente aprende muito, troca experiência e passa a realidade do nosso interior”, reforçou

Fechando o ciclo, o conselheiro do TCE-AM, Josué Cláudio Neto, também destacou o papel do Tribunal de Contas do Estado na fiscalização e transparência das ações das Câmaras Municipais. Para ele, o trabalho do Tribunal complementa o papel do Legislativo, garantindo que as contas públicas sejam apresentadas e analisadas de forma transparente e eficiente.

“O Tribunal de Contas está inserido no Poder Legislativo, é uma instituição que auxilia as Câmaras na hora de apresentar as contas, seja Estadual, Municipal. São trabalhos diferentes, mas que se complementam”, disse Neto em entrevista ao Diário.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas