Uma nova medida aguarda para entrar em vigor em Portugal, que vai facilitar a obtenção da autorização para residir no país, que hoje pode levar três anos, também contabilizando o cálculo do período de moradia de cinco anos. Antes o prazo só passava a ser contado a partir da emissão da autorização.
Leia Também
O presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva (Partido Socialista), afirmou que a presença de estrangeiros é necessária no país, embora seja desafiadora.
“Precisamos de mais estrangeiros na restauração, nos hotéis, no turismo, na construção civil. Se não houvesse estrangeiros, neste momento não teríamos trabalhadores” afirmou o representante da assembleia portuguesa.
Nem tudo são flores para quem deseja ir morar em Portugal, Augusto Santos afirmou que uma das maiores dificuldades do país, hoje, é ofertar moradia à população.
O salário médio líquido em Portugal chega a €1.200, enquanto o aluguel de um apartamento de 35m². O valor recebido pelo trabalho é menor que o salário de países como Itália, Eslovênia e República Tcheca.