Um levantamento realizado pelo Diário da Capital, por meio de informações disponíveis no site da Câmara Municipal de Manaus (CMM), chama a atenção para a ausência de vereadores durante as sessões plenárias no ano de 2025.
A participação dos parlamentares é indispensável no plenário durante as sessões, pois é neste momento que são debatidos temas de interesse da população e votados projetos que podem se transformar em lei.
As sessões acontecem três vezes por semana, de segunda a quarta e concentram discussões, votações e deliberações que impactam diretamente a vida dos manauaras. Por isso, a presença dos vereadores é vista como essencial para o pleno funcionamento do Legislativo municipal.
Os mais faltosos
De acordo com o levantamento, o vereador Dione Carvalho lidera o ranking de ausências, com 26 faltas no período analisado. Em seguida aparece Rosivaldo Cordovil, com 18 ausências. O terceiro colocado é Eurico Tavares, que deixou de comparecer a 17 sessões plenárias.
O presidente da Câmara, David Reis, e os vereadores Aldenor Lima, Elan Alencar e Yomara Lins têm 15 faltas, cada. Na sequência, o vereador Raulzinho registra 14 faltas. Já Allan Campelo, Diego Afonso, João Carlos e Mitoso aparecem com 13 ausências cada.
Quem não faltou
Na outra ponta do levantamento, alguns parlamentares mantiveram 100% de presença ao longo do período analisado. São eles: Eduardo Alfaia, João Paulo Janjão, Paulo Tyrone, Rodrigo Guedes, Professor Samuel e Sérgio Baré.
Análise Política
Segundo o cientista político Helso do Carmo, a ausência frequente de parlamentares gera frustração no eleitorado.
“Tem vários interesses da cidade que precisam ser discutidos no plenário da Câmara dos Vereadores. Quando nós vemos vereadores faltosos, é evidente que isso frustra boa parte do eleitorado, porque é nesse momento que gostaríamos de ver propostas e resultados de fiscalização. A falta, principalmente quando não é justificada, gera um sentimento de abandono em boa parte dos eleitores”, avaliou.
Regras para justificativa de faltas
De acordo com o regimento interno da Câmara Municipal de Manaus, o vereador que não puder comparecer a uma sessão plenária deve apresentar justificativa formal. O tipo de justificativa é o que determina se a ausência será aceita sem desconto no salário ou se haverá penalidade financeira.
O levantamento do Diário da Capital considerou apenas as faltas justificadas por motivo de força maior — aquelas que não geram desconto salarial. Não foram incluídas ausências por compromissos oficiais da Câmara, licenças médicas, atestados de óbito ou outros afastamentos previstos em regimento.
A equipe de reportagem do Diário da Capital entrou em contato com a Câmara Municipal de Manaus (CMM) para questionar sobre os critérios adotados para classificar as faltas dos vereadores e em quais situações essas ausências resultam ou não em desconto salarial. O Diário da Capital também questionou quais medidas institucionais são adotadas quando um parlamentar apresenta recorrência de ausências às sessões plenárias, mas até a publicação dessa matéria, não obteve resposta.
Ranking completo
Confira quantas vezes cada vereador deixou de ir às sessões plenárias da Câmara Municipal de Manaus.
26 faltas
- Dione Carvalho – (Agir)
18 faltas
- Rosivaldo Cordovil – (PSDB)
17 faltas
- Eurico Tavares – (PSD)
15 faltas
- Aldenor Lima – (União Brasil)
- David Reis – (Avante)
- Elan Alencar (DC)
- Yomara Lins – (Podemos)
14 faltas
- Raulzinho – (MDB)
13 faltas
- Allan Campelo – (Podemos)
- Diego Afonso – (União Brasil)
- João Carlos – (Republicanos)
- Mitoso – (MDB)
11 faltas
- Everton Assis – (União Brasil)
- Jander Lobato – (PSD)
10 faltas
- Dr. Eduardo Assis – (Avante)
- Rodrigo Sá – (Progressistas)
9 faltas
- Carlos Pai Amado – (Avante)
8 faltas
- Gilmar Nascimento – (Avante)
- Rodinei Ramos – (Avante)
7 faltas
- Rosinaldo Bual – (Agir) – vereador afastado do cargo em outubro deste ano por suspeito de rachadinha
5 faltas
- Joelson Silva – (Avante)
- Professora Jacqueline – (União Brasil)
4 faltas
- Capitão Carpê – (PL)
- Jaildo Oliveira – (Partido Verde)
- Kennedy Marques – (MDB)
- Simon Bessa – (União Brasil)
3 faltas
- Sargento Salazar – (PL)
- Raiff Matos – (PL)
2 faltas
- Thaysa Lippy – (PRD)
- Coronel Rosses – (PL)
1 falta
- Ivo Neto – (PMB)
- Zé Ricardo – (PT)
- Marcelo Serafim – (PSD)
- Marco Castilhos – (União Brasil)
- Roberto Sabino – (Republicanos)
0 faltas
- Eduardo Alfaia – (Avante)
- João Paulo Janjão (Agir)
- Paulo Tyrone – (PMB)
- Rodrigo Guedes – (Progressistas)
- Professor Samuel – (PSD)
- Sérgio Baré – (PRD)
