Matérias
Amazonas

Falece o saxofonista e compositor Teixeira de Manaus aos 79 Anos

O artista estava internado desde 2023 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar um câncer na hipófise

Escrito por
Thiago Freire
January 18, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O músico amazonense Rudeimar Soares Teixeira, conhecido como Teixeira de Manaus, faleceu aos 79 anos na madrugada desta quinta-feira (18), no Hospital Santa Júlia, em Manaus. O artista estava internado desde 2023 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar um câncer na hipófise.

DESTAQUE NA CARREIRA

Teixeira de Manaus ficou conhecido por sua marcante contribuição ao movimento musical regional "beiradão". O saxofonista, nascido na comunidade amazonense Costa do Catalão e posteriormente radicado em Manaus, migrou para a capital na década de 1960 em busca de educação formal.

LEGADO MUSICAL

Ao longo de sua carreira, Teixeira de Manaus se destacou pela autenticidade em sua linguagem no sax alto.

Autor do hit "Deixa o meu sax entrar", sua música foi eleita como a "Cara de Manaus" em uma enquete popular realizada pela Rede Amazônica de Televisão/Globo em 2019.

TRAJETÓRIA ARTÍSTICA

Após passar por diversos grupos musicais, tocando flauta e saxofone, Teixeira de Manaus fundou o grupo RT4 na década de 1970, tornando-se uma referência na cena musical local.

Com o RT4, o maestro Teixeira animou casas noturnas e celebrações populares nos beiradões amazonenses, levando sua arte para além das fronteiras locais.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas