A 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro 2025) começou neste domingo (28/9), às 9h, no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no km 2 da BR-174, em Manaus. Com entrada gratuita e programação voltada ao público urbano e rural, o evento segue até o dia 5 de outubro.
Para facilitar o acesso da população, sete linhas de ônibus estão disponíveis, com rotas que cobrem diversas zonas da capital e garantem o retorno do público ao fim de cada dia de programação. As linhas que atendem ao parque são: 020, 021, 024, 038, 302, 305 e 321.
A Expoagro é organizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e busca fomentar o setor primário, conectando produtores a novas tecnologias, crédito rural, e oportunidades de negócios.
Durante todos os dias da feira, os produtos comercializados terão isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), como forma de incentivo à venda de maquinários, insumos, materiais para pesca, piscicultura e animais.
O secretário da Sepror, Daniel Borges, ressalta que a Expoagro é uma opção para toda família, que deseja conhecer as potencialidades e a realidade do setor primário amazonense, como a feira de produtos regionais, exposição de animais, venda de maquinários, passeio de cavalo, entre outras atividades.
“Seguindo a determinação do governador Wilson Lima, preparamos um lugar especial para receber toda família amazonense, com segurança e conforto para todos. São oito dias com várias atrações, e já aproveito e faço um convite para todos conhecerem o melhor do agro”, enfatiza o secretário da Sepror.
Programação diversificada
A Expoagro 2025 conta com uma programação extensa e gratuita, distribuída em oito dias. O público poderá visitar 580 estandes com exposições de animais, gastronomia regional, artesanato indígena e produtos locais. Também haverá rodeio, shows musicais, espaço kids, competições equestres e passeios a cavalo.
Entre segunda-feira (29/9) e sexta-feira (03/10), serão oferecidos 55 cursos gratuitos voltados para produtores, técnicos, estudantes e interessados no setor agropecuário. As aulas ocorrem das 8h às 16h.
O funcionamento do evento será das 9h às 23h aos finais de semana, e das 16h às 23h nos dias úteis, com exceção do último fim de semana, quando o parque ficará aberto até a meia-noite.