O 3º Ciclo de Oficinas, Palestras e Batizados acontece neste sábado (2/8), a partir das 14h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), com entrada gratuita. A programação inclui oficinas, rodas de capoeira, apresentações musicais e a tradicional cerimônia de batizado de novos capoeiristas, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e no fortalecimento da capoeira como ferramenta de educação e inclusão social.
De acordo com o coordenador do projeto, Mestre Canário Dermilson Brasil, o evento tem um papel essencial na formação cidadã de crianças e jovens da capital amazonense, especialmente das periferias. Atualmente, a iniciativa atende cerca de 100 alunos em diversos bairros de Manaus.
Confira a programação:
- 14h – início das atividades, com a Oficina de Pandeiro ministrada pelo Contramestre Canelão;
- 14h45 – Oficina de Capoeira Regional com os contramestres Prateado e Peteca;
- 15h30 – Batizado e a Entrega de Cordas aos alunos da escola;
- 17h – encerramento da programação com a apresentação musical do grupo Samba da Frente Unida.
Realizado pela Escola de Capoeira Luta de Libertação (ECLL), o evento integra o projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc Amazonas, com apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Cultura (FEC), Conselho Estadual de Cultura (Conec), Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal.