Matérias
Mundo

EUA anunciam exercício militar na Guiana em meio a disputa com a Venezuela por Essequibo

Operação visa fortalecer parceria de segurança entre os EUA e a Guiana, em meio à crescente tensão na região

Escrito por
Thiago Freire
December 07, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Os Estados Unidos comunicaram oficialmente que realizarão um exercício aéreo militar na Guiana ainda nesta quinta-feira (7). O anúncio, feito pela embaixada norte-americana no país, destaca que a operação tem como objetivo "fortalecer a parceria de segurança entre os EUA e a Guiana".

Segundo o comunicado, os Estados Unidos reafirmam seu compromisso como parceiro de segurança da Guiana, buscando promover cooperação e interoperabilidade regional. A região alvo do exercício, Essequibo, encontra-se no centro de uma crescente disputa territorial entre a Guiana e a Venezuela.

A tensão se intensificou nos últimos meses, pois a Venezuela busca anexar a província de Essequibo, que representa aproximadamente 70% do território guianense e é rica em recursos, especialmente petróleo. A disputa remonta a pelo menos 1899, com a Venezuela argumentando que a zona marítima em frente a Essequibo pertence ao país. Em contrapartida, a Guiana afirmou ter buscado apoio de órgãos internacionais para preservar suas fronteiras diante desse cenário histórico.

Leia a íntegra do comunicado da embaixada norte-americana na Guiana:

Em colaboração com a Força de Defesa da Guiana, o Comando Sul dos EUA vai conduzir operações de voo com a Guiana em 7 de dezembro. Esse exercício estimula o entrosamento de rotina e as operações para melhorar a parceria de segurança entre os Estados Unidos e a Guiana, e fortalece a cooperação regional.

Além desse exercício, o Comando Sul dos EUA vai continuar sua colaboração com as Forças de Defesa da Guiana nas áreas de preparação para desastres, segurança marítima e aérea, e combate a organizações criminosas transnacionais.

Os EUA continuarão seu compromisso como confiável parceiro de segurança da Guiana e promotor de cooperação e interoperabilidade regional”.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas