O espetáculo “Helena”, produção premiada do grupo amazonense Ateliê 23, será apresentado em nova versão neste sábado (13/9), às 20h, no Teatro Icbeu, localizado na Av. Joaquim Nabuco, 1286, no Centro de Manaus, em sessão única. Ingressos antecipados já estão disponíveis por R$ 30 (meia-entrada) através do perfil oficial do Ateliê 23 no Instagram.
A apresentação deste sábado marca a estreia de “Helena” no Teatro Icbeu, espaço recém-inaugurado com capacidade para 400 pessoas.
“É a primeira vez que levamos o ‘Helena’ para lá e acreditamos que vai ser muito bom para o espectador também, porque é um teatro muito bonito. Manaus não tinha nada assim e estamos nos preparando para entregar muito”, destaca Taciano Soares, diretor e ator que é filho de Helena, a protagonista da peça. “Estamos honrados com o convite de ocupar esse espaço”.

Vencedora do prêmio de “Melhor Espetáculo” no Festival de Teatro da Amazônia 2024, a obra também recebeu o Prêmio de Residência Artística do Sesc AM (2018) e foi indicada ao Prêmio Brasil Musical.
Sobre a peça
A peça narra a trajetória de Helena, filha do cantor Cauby Peixoto, professora e mãe de dois filhos, figura marcante no bairro Redenção, em Manaus. Nesta nova versão, a direção optou por expandir as vozes da protagonista, com a presença de nove atrizes em cena. Entre os reforços estão:
- Carol Santa Ana, que retorna após licença maternidade;
- Lay Amorim e Anna Angelo, estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA);
- Thayná Liartes, vinda do grupo “Cabaré Chinelo”.
“Essas quatro mulheres vão ajudar a ecoar a voz de Helena, vão somar muito ao espetáculo, que tem a mesma estrutura, mas com essas presenças ganha outras camadas de atuação”, explica Soares.
Além disso, segundo o diretor, todas as cenas foram retrabalhadas e houve uma redistribuição dos papéis entre as atrizes. “O público vai ter a possibilidade de ver como é que cada uma vai dar a sua interpretação para cada momento da fase de Helena, que estamos fazendo pela primeira vez”, afirma.
A nova montagem também traz acréscimos musicais. A trilha sonora original, com composições de Eric Lima, deve ganhar lançamento em forma de singles. Os arranjos foram criados por uma banda formada inicialmente por Luana Aranha, Stivisson Menezes e Guilherme Bonates. Com a saída de Bonates, a equipe passou a contar com Mady, musicista e produtora musical.
Além das atrizes citadas, o elenco conta ainda com Amanda Magaiver, Emily Danali, Eric Lima, Fernanda Seixas, Francis Madson, Júlia Kahane, Iogan Montefusco e Sarah Margarido.