Matérias
Mundo

Erupção do monte Merapi na Indonésia deixa 11 mortos e 12 desaparecidos

Equipes de resgate buscam sobreviventes após erupção devastadora

Escrito por
Thiago Freire
December 04, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A erupção do Monte Merapi, na ilha de Samatra, Indonésia, resultou em uma tragédia com a confirmação de 11 mortos e 12 pessoas ainda desaparecidas, segundo informações do chefe da Agência de Busca e Salvamento de Padang, Abdul Malik. Das 26 pessoas inicialmente não retiradas, 14 foram encontradas, três delas vivas e 11, infelizmente, sem vida.

O Monte Merapi, cujo nome significa "montanha de fogo", iniciou sua erupção no domingo (3), projetando cinzas a até 3 mil metros acima do cume, de acordo com Hendra Gunawan, chefe do Centro Indonésio de Vulcanologia e Riscos Geológicos. As equipes de resgate trabalharam incansavelmente durante a noite para auxiliar os excursionistas a encontrar locais seguros.

Das 75 pessoas que estavam na montanha desde sábado, 49 desceram, enquanto 12 permanecem desaparecidas. Uma zona de exclusão de três quilômetros ao redor da cratera foi estabelecida pelas autoridades, considerando o Merapi atualmente no terceiro nível de alerta, em uma escala de quatro.

Rudy Rinaldi, diretor da Agência de Mitigação de Desastres de Samatra Ocidental, relatou que alguns dos resgatados estão recebendo tratamento médico devido a queimaduras causadas pelo calor intenso. A Indonésia, situada no anel de fogo do Pacífico, enfrenta a significativa atividade vulcânica e sísmica, com quase 130 vulcões ativos no país.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas