A dengue não é nenhuma novidade no Brasil, onde as epidemias da doença são datadas desde os anos 1980. No entanto, a alta de casos e mortes pela doença no país nos últimos meses tem causado preocupação na população, em profissionais da saúde e nos governos.
Só nestes dois primeiros meses de 2024, o país já a ultrapassou a marca de 600 mil casos suspeitos, com 122 óbitos confirmados. Atualmente as regiões Centro-Oeste e Sudeste lideram o ranking de ocorrências, com alguns estados declarando estado de epidemia.
Até agora, o ano com a maior incidência de dengue, registrada, no Brasil foi 2015, com 1.688.688 casos suspeitos. Pesquisadores preveem que 2024 possa ultrapassar esse número.
NO AMAZONAS
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), entre janeiro e fevereiro de 2024, o estado registrou 11.422 casos suspeitos de arboviroses, dos quais 1.915 foram confirmados como dengue – com quatro óbitos em investigação.
Na lista de municípios do Amazonas com maior quantidade de casos notificados para arboviroses estão Manaus, Tefé, Manacapuru, Lábrea, Coari, Iranduba, Carauari, Tonantins, Envira e Presidente Figueiredo.