Os preparativos para a 58ª edição do Festival de Parintins começaram a todo vapor, com destaque para os ensaios dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que marcam o início da contagem regressiva para a grande festa em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).
Neste sábado, dia 29 de março, o Sambódromo de Manaus já recebe, de forma gratuita, o primeiro dos muitos ensaios que irão agitar os fins de semana até a disputa que atrai milhares de turistas e celebra a cultura do Amazonas.
Os ensaios são vistos como um dos passos essenciais para os preparativos dos bois, permitindo que as equipes testem os figurinos, alegorias e coreografias que farão parte da grande disputa no Bumbódromo de Parintins.
Em 2025, o Caprichoso vem com o tema “É Tempo de Retomada”, enquanto o Garantido apresenta o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”.
As apresentações, de acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), serão feitas em revezamento. Após a estreia, a temporada de ensaios no Sambódromo segue alternada, todos os sábados, até a Festa da Vitória, parando apenas no fim de semana do Festival de Parintins, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho. A festa da vitória, em Manaus, está programada para o dia 5 de julho.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, os esforços estão voltados, neste momento, para a execução de um grande trabalho em Parintins nos próximos meses e, na capital, com os eventos bovinos apoiados pelo Estado.
“A expectativa é a melhor possível para que nós tenhamos, em 2025, o maior Festival de Parintins de todos os tempos. Nesse período de 100 dias, já estamos passando da fase de programação para a fase de execução, com toda nossa estrutura e equipe trabalhando para realizar esse festival maravilhoso”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André.
Preparativos dos bumbás
Com o tema ‘É Tempo de Retomada’, o boi-bumbá Caprichoso vai para a 58ª edição do Festival de Parintins em busca do seu tetracampeonato. A proposta do tema faz referência a um manifesto pela cultura popular e o apelo para a retomada de tradições e saberes populares.

Segundo o presidente do Caprichoso, Rossy Amoêdo, a ideia é levar uma apresentação ainda mais competitiva para o bumbódromo. “Já viemos, ao longo dos meses, seguindo o planejamento anual do Boi com toda a equipe trabalhando no processo alegórico, criação, desenvolvimento de figurinos, momentos, quadros e cenas do Boi em relação ao que se trata de apresentação de arena”, disse.
Para a nação vermelha e branca, o Boi Garantido defende, este ano, o tema ‘Boi do Povo, Boi do Povão’, fazendo referência ao slogan criado na década de 80, pelo antigo apresentador do bumbá, Paulinho Faria.

Para o presidente do Garantido, Fred Góes, a expectativa para a apresentação deste ano é alta. “Com uma visão antecipada, estamos trabalhando arduamente nas idealizações e no desenvolvimento do nosso espetáculo. O Boi já está praticamente pronto. Estamos dedicando nossos esforços para que ele represente, com toda sua grandiosidade, a tradição e a excelência da Associação Folclórica Boi Garantido”, falou.
Confira o calendário da temporada bovina em Manaus:
- 29 de março: Abertura dos ensaios no Sambódromo
Boi Caprichoso:
- 5 de abril: Bar do Boi Caprichoso;
- 26 de abril: Bar do Boi Caprichoso;
- 3 de maio: Bar do Boi Caprichoso;
- 17 de maio: Bar do Boi Caprichoso;
- 31 de maio: Bar do Boi Caprichoso;
Boi Garantido:
- 12 de abril: Curral do Boi Garantido;
- 19 de abril: Curral do Boi Garantido;
- 10 de maio: Curral do Boi Garantido;
- 24 de maio: Curral do Boi Garantido;
- 7 de junho: Curral do Boi Garantido;
Festa da Vitória
- 5 de julho.