Matérias
Mundo

El Salvador: Nayib Bukele declara reeleição antes mesmo do resultado oficial

O anúncio foi feito duas horas após o encerramento da votação, antes de qualquer pronunciamento oficial do Tribunal Superior Eleitoral

Escrito por
Thiago Freire
February 05, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou sua vitória no primeiro turno das eleições presidenciais apenas duas horas após o encerramento da votação, antes de qualquer pronunciamento oficial do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo Bukele, ele teria conquistado mais de 85% dos votos e pelo menos 58 dos 59 deputados do Parlamento, um resultado que ele classificou como "um recorde em toda a história democrática do mundo".

O Tribunal Superior Eleitoral começou a divulgar resultados parciais e preliminares cerca de duas horas depois do anúncio de Bukele. Com aproximadamente um terço das sessões de voto apuradas, Bukele e o vice-presidente Félix Ulloa, ambos do partido Novas Ideias, lideravam com quase 1,3 milhão de votos, uma ampla margem em relação ao segundo colocado, Farabundo Martí, da Frente de Libertação Nacional.

O presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, parabenizou Bukele, destacando que "o povo salvadorenho escolheu e fez ouvir a sua vontade". A presidente de Honduras, Xiomara Castro, elogiou o compromisso de Bukele com a segurança e desejou sucesso em seu novo mandato. A China também felicitou Bukele pela "vitória histórica", oferecendo cooperação bilateral.

Bukele, aos 42 anos, é o primeiro presidente da era democrática de El Salvador a conseguir a reeleição, após uma polêmica alteração, em 2021, de um critério de interpretação da Constituição que permitiu a possibilidade de dois mandatos consecutivos. 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas