Duas crianças venezuelanas, de 3 e 6 anos, em situação de rua e sem parentes conhecidos, tiveram a situação migratória regularizada pela Polícia Federal em Manaus, na última sexta-feira (1/8). A ação ocorreu em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e a Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc).
A medida foi realizada no Posto de Atendimento a Estrangeiros da PF, com apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-AM. A documentação fornecida permitirá que as crianças tenham acesso a serviços básicos de saúde e educação, além de viabilizar sua inclusão no sistema de adoção para que possam encontrar uma nova família. Uma guardiã do serviço social foi nomeada para acompanhar o caso.

De acordo com a PF, ações como esta integram o esforço institucional para garantir os direitos humanos de populações migrantes em situação de vulnerabilidade. O atendimento à população estrangeira segue disponível no PAC Compensa, localizado na Avenida Brasil, nº 1325, bairro Compensa, em Manaus.