Política

Dono de agência ligada à viagem de David Almeida ao Caribe é preso na Operação Erga Omnes

Alcir Queiroga Teixeira Junior, responsável pela emissão das passagens da viagem do prefeito em 2025, teve prisão preventiva decretada, além de bloqueio de bens e quebra de sigilo bancário e fiscal

Escrito por Rosianne Couto
20 de fevereiro de 2026
Empresário ligado à viagem do prefeito ao Caribe é alvo de prisão preventiva na Operação Erga Omnes - Foto: Reprodução

A Operação Erga Omnes, deflagrada nesta sexta-feira (20/2) pela Polícia Civil do Amazonas, alcançou um nome que já havia figurado em outro episódio de forte repercussão envolvendo o prefeito David Almeida. Trata-se de Alcir Queiroga Teixeira Junior, empresário do setor de turismo e proprietário da Revoar Turismo, agência responsável pela emissão das passagens da viagem do chefe do Executivo municipal ao Caribe, durante o período carnavalesco de 2025.

Alcir teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, além de medidas cautelares como quebra de sigilo bancário e fiscal, sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros. As decisões fazem parte do conjunto de determinações judiciais que miram investigados por suposta participação em organização criminosa com atuação no Amazonas e em outros estados.

O nome do empresário já havia sido citado em meio à controvérsia envolvendo a viagem internacional do prefeito e de sua esposa. Em 2025, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) apontou ausência de comprovação documental detalhada sobre os custos e circunstâncias do deslocamento ao Caribe, o que gerou questionamentos políticos e administrativos à época. A defesa do prefeito sustentou que a viagem teve caráter privado.

A nova prisão reacende o debate sobre os desdobramentos daquele episódio, agora sob a ótica de uma investigação criminal mais ampla. Embora não haja, até o momento, decisão judicial que vincule diretamente o prefeito às acusações que recaem sobre o empresário, a coincidência dos fatos amplia a pressão política sobre a gestão municipal e reforça o ambiente de escrutínio institucional em Manaus.

A Operação Erga Omnes cumpriu mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além de bloqueio de contas e sequestro de bens, em apuração que envolve movimentações financeiras milionárias ao longo dos últimos anos.

Revoar Turismo

A Revoar Turismo está inscrita na Receita Federal sob o CNPJ de número 08.901.922/0001-81. Com quase 19 anos de atuação, a empresa, localizada no bairro Redenção, declara ter capital social de R$ 60 mil.

Não há outros nomes além do de Alcir no quadro de sócios e administradores da Revoar.

No Instagram da agência, não há nenhuma publicação, nem mesmo relacionada à viagens e/ou turismo.

Veja:

Matérias relacionadas