O cardeal da Amazônia e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, chegou ao Vaticano nesta sexta-feira (25) para participar do funeral do Papa Francisco e do Conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica. A cerimônia acontece após a morte do pontífice na última segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de um AVC seguido de falência cardíaca. Steiner é um dos listados para a escolha do novo Papa.
Diretamente da Basílica de São Pedro, Dom Leonardo gravou uma mensagem em vídeo agradecendo o papa Francisco por seu olhar atento à Amazônia. Segundo ele, o pontífice foi essencial ao trazer a região e seus povos para o centro das discussões. O vídeo foi divulgado pela Arquidiocese de Manaus.
“Estamos aqui na Basílica de São Pedro, no velório do Papa Francisco. Nós da Amazônia temos muito a agradecer ao papa Francisco por trazer novamente a região para o centro das discussões, por nos despertar para o cuidado com a Amazônia e com seus povos. Ele nos ajudou a repensar e incentivar as comunidades a viverem sua fé nessa realidade”, declarou o cardeal.
Dom Leonardo é um dos sete cardeais brasileiros com direito a voto no Conclave e está entre os nomes elegíveis para assumir o papado. Criado cardeal em 2022, por indicação de Francisco, ficou conhecido como o “Cardeal da Amazônia” por sua atuação pastoral voltada à defesa da floresta e das populações tradicionais.
Natural de Forquilhinha (SC), o cardeal é membro da Ordem dos Frades Menores, tem doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e já foi secretário-geral da CNBB. Em Manaus desde 2019, Dom Leonardo tornou-se uma das principais vozes da Igreja na defesa socioambiental da Amazônia