Matérias
Cultura e Entretenimento

Documentário sobre Anamã é destaque em mostra de cinema no Maranhão

A produção mostra a rotina da cidade, que, nos últimos 10 anos, vem sofrendo os impactos da cheia do rio Solimões

Escrito por
Letícia Misna
January 11, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O documentário “Anamã, a Veneza do Amazonas” será exibido hoje (11) na segunda edição da Mostra Ocupa CCVM, em São Luís (MA). Gravada em 2021 durante uma das maiores enchentes da Amazônia, a produção mostra a rotina da cidade, que, nos últimos 10 anos, vem sofrendo os impactos da cheia do rio Solimões.

“O município fica completamente alagado e os moradores têm de se adaptar com a subida repentina das águas”, comenta o diretor da obra, o jornalista Orlando Júnior.

“Anamã é chamada de ‘Veneza do Amazona’s porque os moradores não gostam de construir passarelas, eles preferem navegar em canoas, lanchas entre outras embarcações pelas ruas da cidade, é uma história interessante”, explica.

A Mostra segue até o dia 12 de janeiro e apresenta sete filmes selecionados no edital Ocupa CCVM – Amazônia em Foco, realizado em 2023 com propostas dos estados que compõem a Amazônia Legal.

Os projetos receberam recursos para serem produzidos ou finalizados e englobam uma diversidade de temas como cultura popular, a presença indígena em redes sociais, paradoxos entre a floresta e a urbanização, o impacto da cheia do rio Solimões em uma cidade do Amazonas e o cultivo do tradicional abacaxi de Turiaçu, no interior do Maranhão.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas