Matérias
Segurança

Dias após incêndio de dois barcos, polícia apreende embarcações por transporte irregular de combustível

As embarcações saíram da capital amazonense e tinham como destino São Gabriel da Cachoeira.

Escrito por
August 02, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Divulgação/SSP-AM

Na última terça (30), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em operação na Base Fluvial Arpão 2, apreendeu o empurrador “Comandante Aiub” e a balsa-tanque “Dona Terezinha 3” por suspeita de transportar combustível sem licença de operação para o transporte fluvial. A ação ocorreu por volta das 19h nas proximidades do município de Barcelos, a 399 quilômetros de Manaus.

As embarcações, que saíram da capital amazonense e tinham como destino São Gabriel da Cachoeira, foram abordadas primeiramente por equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BatAmb), que constataram a irregularidade.

Durante a verificação dos documentos dos produtos, o condutor não apresentou a Licença de Operação para transporte fluvial do combustível que, apesar de estarem com notas fiscais legalizadas, não poderiam ser transportados.

“O comandante da embarcação, por ser apenas um subordinado dos proprietários, foi ouvido apenas como testemunha e nomeado como fiel depositário, porém, como os produtos possuíam notas fiscais, liberamos o combustível, apreendendo somente as embarcações. Instaurei inquérito policial, indiciando o responsável legal da empresa e a pessoa jurídica por se tratar de crime ambiental”, informou o delegado Aldiney Nogueira, da Base Arpão.

O dono das embarcações e sua empresa foram indiciados pela Polícia Civil (PC-AM) por crime ambiental.

INCÊNDIOS NOS RIOS

A apreensão foi feita poucos dias após dois incêndios trágicos nos rios do Amazonas. O primeiro, que aconteceu no sábado (27), atingiu o ferryboat Comandante Souza, que saiu de Manaus em direção a Santa Isabel do Rio Negro. O acidente ocorreu ainda perto da capital amazonense (Rio Negro), deixando dezenas de pessoas feridas e quatro mortas.

Já na segunda-feira (29), o barco “M. Monteiro” pegou fogo nas proximidades do município Uarini (Rio Solimões). Ele saiu de Manaus e tinha como destino Tabatinga. Dezenas de pessoas também ficaram feridas e, até o momento, cinco mortes foram confirmadas.

As causas dos dois incêndios ainda não foram esclarecidas, assim como o número exato de pessoas que seguem desaparecidas.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas