Neste sábado (18/10), acontece o Dia D da campanha nacional de multivacinação no Amazonas, com abertura oficial em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, no ginásio do Colégio Nossa Senhora do Carmo. A ação, que visa ampliar a cobertura vacinal, é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com mobilização de diversos municípios pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa Parintins), contará com a presença de autoridades e equipes de vacinação.
A campanha segue a orientação do Ministério da Saúde, e cada secretaria municipal é responsável por planejar e executar as ações em seu território, conforme as necessidades locais.
Durante a campanha, também serão intensificadas as ações voltadas a:
- Adolescentes de 15 a 19 anos: foco na vacina contra HPV e influenza;
- Pessoas de 1 a 59 anos: reforço da imunização contra sarampo;
- Demais públicos: acesso às outras vacinas disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS).
Quem pode se vacinar
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o foco principal da campanha é a atualização vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Além disso, podem se vacinar aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal. Para receber a imunização, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o CPF do menor.
“Estamos com uma grande mobilização nacional e o público infantil e adolescente é nosso alvo. As vacinas são gratuitas no SUS, estão disponíveis e salvam vidas. Por isso, pais e mães, vejam quais vacinas seus filhos ainda não tomaram e atendam o chamado das secretarias de saúde de seus municípios”, alertou Maksoud.
Dia D da Multivacinação
A campanha inclui todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com foco em atualizar doses em atraso de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Entre os imunizantes aplicados estão:
- Poliomielite inativada (VIP)
- Pentavalente
- Tríplice viral
- Febre amarela
- HPV
- Meningocócica ACWY
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, manter a vacinação em dia é essencial para evitar o retorno de doenças já controladas. Cada município pode definir a data de intensificação, mas todos participam da campanha para garantir a atualização do esquema vacinal da população.
“Cada município tem autonomia para definir a data de intensificação, mas todos estão mobilizados na campanha de multivacinação, que representa mais uma oportunidade para reforçar a proteção da população e proporcionar que todos estejam com o esquema vacinal completo”, destacou.
