Com a chegada do recesso escolar de julho, muitas famílias brasileiras aproveitam a pausa nas aulas para viajar. E de acordo com um levantamento realizado pela plataforma de hospedagem Airbnb, em parceria com a consultoria MindMiners, os destinos dentro do Brasil estão no topo da preferência dos viajantes neste período.
A pesquisa aponta que 73% dos entrevistados pretendem viajar durante as férias e, deste total, 45% devem visitar outros estados, enquanto 28% planejam explorar cidades dentro do próprio estado onde residem. O estudo ainda revela que tanto cidades com temperaturas mais elevadas quanto destinos conhecidos pelo clima frio despertam o interesse dos turistas.
Entre os destinos mais mencionados pelos viajantes, destacam-se os preferidos:
- Rio de Janeiro
- Gramado (RS)
- São Paulo
O Nordeste também ganha destaque com destinos como:
- Porto Seguro (BA)
- Fortaleza (CE)
- João Pessoa (PB)
- Ipojuca (PE),
reforçando o apelo de sol e mar da região durante o inverno.
A diversidade de eventos culturais pelo Brasil é um dos principais impulsos para o turismo nacional durante o mês de julho. A plataforma do Ministério do Turismo (MTur) reúne uma ampla programação de festas e atrações em todas as regiões do país, permitindo que os viajantes conheçam a riqueza cultural, climática e regional do Brasil. O calendário é alimentado por secretarias estaduais e municipais de turismo, além de organizadores locais, servindo como uma ferramenta útil para o planejamento das férias.
As perspectivas positivas para o turismo interno em julho reforçam a tendência de valorização dos destinos nacionais. Com ampla oferta de eventos, reforço no setor aéreo e diversidade cultural e climática, o Brasil se consolida como um dos principais destinos dos brasileiros.