Política

Deputados denunciam perda de recursos federais e abandono na segurança pública do interior do AM

Debate aconteceu nesta terça-feira (27), no plenário da Aleam

Escrito por Yasmin Siqueira
27 de maio de 2025
Arquivo/ Secom, Danilo Mello/Aleam

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira (27), parlamentares voltaram a criticar a gestão da segurança pública no estado. O deputado Delegado Péricles (PL) denunciou a perda de recursos federais destinados ao pagamento de diárias para policiais que atuam nas regiões de fronteira. Segundo o parlamentar, os valores deixaram de ser repassados devido ao atraso nos relatórios de prestação de contas da operação de divisas e fronteiras, por parte da segurança do AM.

“Somente o governo do estado está abrindo mão desses recursos?”, questionou Péricles, chamando atenção para a possível negligência da administração pública.

O deputado Wilker Barreto (Mobiliza), um dos principais opositores ao governo Wilson Lima, reforçou a crítica e afirmou que a Aleam já fez inúmeros convites ao secretário de Segurança Pública para prestar esclarecimentos na Casa, mas que o titular da pasta nunca compareceu.

A precariedade das estruturas de segurança no interior também foi destaque na sessão. Péricles denunciou as condições do quartel da Polícia Militar no município de Eirunepé, afirmando que o abandono do local tem contribuído para a proliferação de doenças como malária e dengue entre os agentes que atuam na região.

O debate foi ampliado pelo deputado Comandante Dan, que relatou que policiais recém-formados no Amazonas estão sendo obrigados a arcar com os próprios recursos para comprar materiais básicos de trabalho.

Sobre as declarações, o Diário da Capital pediu posicionamento da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e da Secom a respeito dos recursos, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress