Matérias
Amazonas

David Almeida concorre a prêmio nacional de ‘Prefeito Empreendedor’

A capital amazonense foi a primeira cidade do Brasil a implantar o processo de automação “georreferenciada”

Escrito por
Letícia Misna
December 18, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O prefeito de Manaus, David Almeida, está concorrendo ao prêmio “Prefeito Empreendedor”, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A premiação visa reconhecer a capacidade administrativa de gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

“Nós estamos melhorando o ambiente de negócio na nossa cidade e, estamos concorrendo no prêmio Prefeito Empreendedor. Quero parabenizar os servidores da Prefeitura de Manaus, principalmente da Semef [Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação], porque uma das principais metas do planejamento estratégico da prefeitura, é exatamente a melhoria nesse ambiente de negócios e nós temos muito a comemorar”, afirmou Almeida.

EMPREENDEDORISMO

De acordo com a Prefeitura, o executivo municipal tem priorizado a desburocratização e automação dos processos de legalização e abertura de novos negócios. Essa realidade já possibilitou uma redução significativa no tempo médio de abertura de empresas em Manaus.

A capital amazonense também foi a primeira cidade do Brasil a implantar o processo de automação “georreferenciada” da análise de viabilidade localização de empresas, com cerca de 80% das análises respondidas automaticamente em menos de 1 minuto.

Com todas essas ferramentas, hoje o tempo médio para abertura de empresas em Manaus é de 7 horas e cerca de 90% das solicitações para abertura são atendidas em apenas um dia.

PREMIAÇÃO

Depois de inscritos, os projetos passam por processo de avaliação que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional, que está prevista para ocorrer em julho de 2024.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas