Uma criança de 5 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ficou presa por mais de 20 minutos dentro de um veículo no bairro Adrianópolis, em Manaus, e foi resgatada após a chegada do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Segundo informações repassadas pelos bombeiros, a avó da criança desceu do carro e, em seguida, a porta do veículo travou, deixando o menor no interior. Antes da chegada da guarnição, populares tentaram forçar a abertura da porta, mas não obtiveram êxito.
Uma Unidade de Resgate (UR), com dois militares, foi deslocada ao local para atender a ocorrência. Diante da situação, a equipe optou pela intervenção mais rápida para retirar a criança.
“Quando nós chegamos, já tinham populares tentando forçar a porta do veículo para tirar a criança. A opção mais rápida para tirar ela daquele sofrimento foi usar a tesoura tática e quebramos o vidro da porta do motorista, destravamos o veículo e retiramos a criança em segurança”, explicou o sargento Airton, chefe da guarnição.
O equipamento utilizado é uma tesoura tática, ferramenta empregada em operações de resgate para cortar chapas metálicas de até 1 milímetro, cintos de segurança, anéis e que possui ponteira de titânio para quebra de vidro.
“Tentaram antes da nossa chegada arrombar a parte de cima da porta, mas sem sucesso. Nós utilizamos a tesoura tática e, com a autorização da responsável, quebramos o vidro e resgatamos a criança em segurança”, acrescentou o cabo Ramalho.
