Mesmo com a melhora do cenário epidemiológico, a Covid-19 ainda causa 10,8 vezes mais mortes no Brasil do que a dengue, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Segundo o monitoramento de 2024 até a sétima semana epidemiológica, foram registrados 1.325 óbitos por Covid-19, enquanto a dengue causou 122 mortes confirmadas e outros 456 em investigação no mesmo período.
Para os especialistas, as duas doenças têm impactos na saúde e mecanismos de controle muito diferentes. A Covid-19 tem uma letalidade superior e um impacto em perdas de vidas muito maior, enquanto a dengue é mais sintomática e costuma encher mais os prontos-socorros.
Apesar da queda significativa na mortalidade por Covid-19, com uma média de 192 mortes por semana atualmente, em comparação com as 448 mortes por semana no mesmo período do ano passado, a dengue continua preocupando as autoridades de saúde. O país já registrou mais de 740 mil casos da doença neste ano, quase metade de todos os casos de 2023 em menos de dois meses.
Leia Também
Os especialistas atribuem o aumento de casos de dengue a fatores como a introdução de novas versões do vírus, as mudanças climáticas e a falta de medidas preventivas durante o ano. Eles alertam para a importância da vacinação contra a Covid-19 e medidas preventivas contra a dengue, como o controle do vetor, o Aedes aegypti, e o uso de repelente.