No bairro Botafogo, em Campinas, explosões seguidas de um incêndio em um apartamento no edifício Fênix, na rua Hércules Florence, resultaram em uma operação de resgate por rapel para salvar moradores, na noite de sábado (24).
A fumaça densa dificultou o acesso do Corpo de Bombeiros e a saída de moradores do prédio. Pelo menos quatro pessoas foram resgatadas por rapel, enquanto outros 40 tiveram que deixar o edifício, sendo 37 encaminhadas à UPA São José e ao Hospital Casa de Saúde por terem inalado fumaça, mas sem ferimentos graves.
O apartamento onde ocorreram as explosões pertencia a um coronel do Exército, que mantinha um arsenal com mais de 50 armas e 3.000 munições no local. A suspeita é que a explosão de um dos artefatos tenha iniciado o incêndio.
Leia Também
Três horas após o início do fogo, ainda eram ouvidas explosões no local. Quatro apartamentos vizinhos e um elevador do edifício também foram danificados. O imóvel atingido ficou destruído, mas os bombeiros conseguiram resgatar um cão que vivia no local sem ferimentos.
Os imóveis e o elevador serão analisados por peritos, e não há previsão de liberação do edifício. A situação do armamento do coronel do Exército não foi esclarecida.
Vizinhos relataram o susto com as explosões e a movimentação dos veículos de emergência. Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ouvir o barulho das munições sendo deflagradas.