Nos dias 14 e 15 de março, o coreógrafo amazonense Wilson Júnior, fundador da Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras, vai ministrar uma oficina gratuita de boi bumbá na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.
A ação se chama “Boi de Quilombo – Conexão Norte e Nordeste”, e já foi realizada em Fortaleza (CE), Argentina, Venezuela e Panamá.
Leia Também
O repertório será totalmente montado com as toadas dos bois de Parintins, Caprichoso e Garantido, com temáticas voltadas à cultura africana. Entre elas:
- As Cores da Fé (Garantido);
- Boi de Encantaria (Caprichoso);
- Boi de Negro (Caprichoso);
- Cabanagem (Garantido);
- Festa do Povo Negro (Garantido);
- Terra Mãe Ancestral (Caprichoso).
No dia 14, as aulas ocorrerão das 15h às 17h; e no dia 15, das 10h às 12h no Campus, e das 17h às 19h30 na Academia de Balé Doce Salteado.
O artista terá como auxiliar o coreógrafo Bruno Sousa, e produção de Jéssica Moça e Jeferson Viegas, além dos bailarinos Rayana Fortes e Robson Silva e a Mestranda em dança e produtora cultural Louise Lucena (Ifádámiláre Ọ̀jẹ̀yímiká).
O trabalho será realizado em parceria com os músicos da UFBA, e ganhará um mini documentário.
SOBRE O ARTISTA
Formado pela Universidade do Amazonas (UEA) e Mestrando do curso Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Wilson Júnior coleciona participações em festivais como Toronto Brazilfest no Canadá, Festival da Cultura Brasileira na Áustria e no Internacional Samba Congress de Los Angeles (EUA).
Recentemente, o artista conquistou premiação no Festival de Dança de Joinville na categoria Danças Populares e desenvolve uma pesquisa profunda das danças populares do Norte do Brasil, além de ser o atual coreógrafo da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido e membro do Cioff (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais).
Além disso, ele soma participações no Festival Folclórico de Parintins, pelo Boi Caprichoso como coreógrafo, o Festival de Dança do Amazonas e participou de várias apresentações ao lado de artistas como James Rios, Márcia Siqueira, Klinger Araújo (In Memorian), Encanto Vermelho e Paulinho Faria (In Memorian), Marcia Novo, Zezinho Corrêa (In Memoriam), Lucilene Castro e David Assayag.