Na última segunda-feira (24), teve início em Manaus a campanha “Coração Azul”, que visa alertar a população sobre o tráfico humano. Entre as ações, estão a averiguações de denúncias e encaminhamentos às redes de proteção, além de rodas de conversas e distribuição de material informativo nos pontos de entrada e saída da capital.
Com o tema “Toda vítima de tráfico de pessoas importa: não deixe ninguém para trás”, a abertura da 9ª Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas aconteceu no Aeroporto Internacional Eduardo Ribeiro, onde dois atores encenaram um ato de rapto. No local, foram espelhadas imagens de pessoas enjauladas e amarradas, para chamar atenção dos passageiros para o assunto.
Em Manaus, a campanha ocorre até 30 de julho, data escolhida para marcar o Dia Mundial de Combate ao Tráfico Humano. Em Seguida, as atividades seguem para São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, cidades fronteiriças do estado.
CORAÇÃO AZUL
A campanha internacional Coração Azul é realizada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O nome escolhido simboliza a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e lembra a insensibilidade daqueles que comercializam as vítimas.De acordo com relatórios do Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre 2017 e 2020 houve registro de pelo menos 1.800 pessoas traficadas no Brasil, com a maioria sendo mulheres.