No último sábado (25/10), o município de São Sebastião do Uatumã (AM) sediou a final da terceira edição da Copa da Floresta, considerada o maior torneio de futebol amador da Região Norte. O evento é uma das duas principais competições organizadas pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), ao lado do Campeonato Amazonense, o tradicional Barezão.
A decisão consagrou a seleção de Fonte Boa (FB) como campeã após vencer a equipe da casa por 5 a 4 nos pênaltis, depois de um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. O duelo aconteceu no Estádio Municipal João Barreto de Almeida, conhecido como Barretão.
Sob o lema “A floresta é a bola da vez”, o torneio reafirmou seu papel como um dos principais eventos esportivos do Norte do país. Criada e organizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), a competição reuniu 52 seleções municipais e mais de dois mil atletas de todas as regiões do Amazonas, fortalecendo o futebol e promovendo integração entre os municípios.

Sobre o campeonato
De acordo com representantes do campeonato, o principal benefício da competição é a natureza esportiva. Apesar de não oferecer prêmios em dinheiro, os finalistas garantem classificação direta para torneios nacionais na temporada seguinte, como:
- Copa do Brasil
- Copa Verde
- Série D do Campeonato Brasileiro
Em contrapartida, a Copa da Floresta, competição amadora organizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) desde 2023, passou a adotar um novo formato, com a inclusão de premiações em dinheiro. A iniciativa tem contribuído para valorizar os clubes e jogadores do interior, fortalecer o futebol amador e ampliar o alcance da modalidade em todo o estado.
A Copa da Floresta conta com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e é presidida por Samir Xaud, tendo como vice-presidente o deputado estadual Ednailson Rozenha, que também preside a Federação Amazonense de Futebol (FAF). A parceria entre as duas entidades abrange ações de divulgação, estruturação e capacitação, além de iniciativas voltadas à conscientização social.
