Matérias
Segurança

Conta no X de Janja é hackeado e, em seguida, bloqueado pela PF

Ataque cibernético resulta em publicações ofensivas; investigações em curso

Escrito por
Thiago Freire
December 12, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A conta no X (antigo Twitter) da primeira-dama, Janja Lula da Silva, tornou-se alvo de um ataque cibernético na noite desta segunda-feira (11), resultando em sua invasão e publicações ofensivas. O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, confirmou que a instituição solicitou o bloqueio imediato da conta e está conduzindo investigações sobre o incidente.

O hackeio ocorreu por volta das 21h30, quando o invasor realizou publicações difamatórias dirigidas a Janja, ao presidente Lula e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A conta, que possui mais de 1 milhão de seguidores, foi bloqueada pela PF, atendendo ao pedido da instituição.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) emitiu uma nota repudiando veementemente o ataque e informando que a PF está conduzindo investigações, contando também com a colaboração da plataforma X (antigo Twitter) para apurar os detalhes do ocorrido.

A nota da Secom reforça que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para combater crimes cibernéticos, discursos misóginos, ódio e intolerância nas redes sociais. A invasão resultou em publicações ofensivas e xingamentos, destacando a necessidade de medidas rigorosas para coibir tais práticas. A conta da primeira-dama permanece bloqueada, e as autoridades estão trabalhando para restaurar a normalidade e identificar os responsáveis pelo ataque.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas