Matérias
Brasil

Conheça os programas sociais que garantem o kit gratuito da nova parabólica digital

Estar cadastrado no Cadastro Único é essencial para receber o kit gratuito da nova parabólica digital, que beneficia famílias de diversos programas sociais do Governo Federal.

Escrito por
Redação
March 01, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução/RBS TV

Estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) é um requisito fundamental para receber o kit gratuito da nova parabólica digital, um benefício oferecido pelo Governo Federal. Diversos programas sociais estão inclusos nesse cadastro, proporcionando acesso à instalação gratuita da parabólica digital.

Leia Também

De acordo com o Governo Federal, a maioria das famílias inscritas no CadÚnico faz parte do programa Bolsa Família, mas o cadastro nacional abrange mais 36 programas sociais que também concedem o direito à nova parabólica digital. Entre os principais programas e benefícios estão:

Benefício de Prestação Continuada (BPC): Destinado a idosos com idade igual ou superior a 65 anos ou pessoas com deficiência, com renda per capita da família igual ou inferior a 1/4 do salário-mínimo.

Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE): Oferece descontos na conta de energia elétrica para consumidores de baixa renda.

Minha Casa, Minha Vida (MCMV): Programa habitacional que facilita a aquisição de moradias com subsídio e taxas de juros reduzidas.

Água Para Todos (Cisternas): Voltado para famílias rurais de baixa renda afetadas pela seca.

Carteira da Pessoa Idosa: Oferece transporte interestadual gratuito ou desconto em passagens para idosos de baixa renda.

Poupança Ensino Médio: Incentivo educacional para estudantes de baixa renda do Ensino Médio público.

É crucial que as famílias beneficiárias mantenham seu cadastro atualizado para não serem excluídas da base de dados e perderem seus benefícios. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que cerca de 7 milhões de famílias em todo o país precisam atualizar seus dados no CadÚnico. O Governo Federal tem enviado mensagens para informar sobre a necessidade de atualização, e os beneficiários devem comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou ao setor da prefeitura responsável pelo CadÚnico para realizar a atualização.

No items found.