O primeiro Hospital Veterinário do Amazonas foi inaugurado no Dia Mundial dos Animais (04/10), com um investimento de R$ 3,7 milhões. Construído do zero pelo Governo do Estado, o hospital é considerado uma das estruturas mais modernas da América Latina em atendimento veterinário. Os serviços começam a ser oferecidos a partir desta segunda-feira (06/10).
O governador Wilson Lima (UB) destacou que toda forma de vida precisa ser respeitada e que, ao cuidar dos animais, o governo previne doenças nos humanos e fortalece os laços de afetividade.
“Toda forma de vida precisa ser respeitada, hoje estamos entregando este hospital com o compromisso de cuidar de quem não fala, mas sente. Quando você cuida dos animais, você está prevenindo doenças nos humanos, está estreitando e fortalecendo os laços de afetividade”, afirma Wilson lima.
Durante a inauguração, a unidade realizou os primeiros atendimentos, incluindo consultas e vacinação de animais para o público presente.
O hospital está localizado na Avenida Mário Ypiranga, nº 72, bairro Parque Dez, na zona Centro-Sul de Manaus, ao lado da Sema/Ipaam. O atendimento ao público será de segunda a sexta, das 8h às 17h, por ordem de chegada e para emergências, e aos sábados, das 8h às 12h.

Serviços ofertados
O diretor clínico do hospital, o médico veterinário Marcio Rodrigues, explicou como funcionará o fluxo de atendimentos.
“O hospital é para atender a todos que quiserem atendimento público. Estamos estudando o fluxo de atendimento, a priori o nosso padrão é no mínimo 100 novos atendimentos por dia. Temos capacidade para fazer 300, a nossa equipe está preparada e bem treinada para isso”, informou.
O hospital veterinário oferece os seguintes serviços:
- Especialidades médicas: cardiologia, oftalmologia e oncologia;
- Atendimento: urgência, emergência e internação;
- Exames de imagem: raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma;
- Exames laboratoriais: hemograma, função renal, função hepática, albumina;
- Testes rápidos: detecção de cinomose, parvovirose, FIV e FeLV.
Distribuição da estrutura
- Primeiro andar: nove consultórios, centro cirúrgico completo, salas de raio-X e ultrassom, setor de internação com mais de 100 baias, área específica para doenças infectocontagiosas e necrotério;
- Segundo andar: enfermaria, salas administrativas, auditório para mais de 50 pessoas e áreas de descanso para veterinários plantonistas.
No total, o hospital conta com 66 profissionais, entre médicos veterinários, técnicos e equipe de apoio, além de funcionar como centro de estágio, residência e formação em Medicina Veterinária, ampliando também a qualificação na área.