Mundo

Conclave começa com missa solene e primeira votação simbólica; resultado pode sair a qualquer momento

Cardeais iniciam escolha do novo Papa e processo pode durar dias.

Escrito por Redação
7 de maio de 2025
Foto: Reprodução

Teve início nesta quarta-feira, 7 de maio, o Conclave que escolherá o 267º Papa da Igreja Católica, após a morte de Francisco, no mês passado. O processo, cheio de tradição e sigilo, começou com a Missa Pro Eligendo Romano Pontifice, celebrada na Basílica de São Pedro, e conduzida pelo cardeal decano do Colégio Cardinalício.

No período da tarde, os 133 cardeais eleitores se dirigiram à Capela Sistina, onde prestaram juramento de sigilo absoluto antes do tradicional Extra omnes — o momento em que todos os que não participam da eleição são convidados a sair e as portas são fechadas. Com isso, teve início oficialmente a primeira rodada de votação.

Nesta primeira sessão, apenas uma votação foi realizada. Historicamente, essa etapa inicial costuma ter caráter simbólico, com votos de cortesia e gestos de respeito entre os cardeais, servindo mais como uma introdução ao processo deliberativo do que uma tentativa concreta de eleger o novo pontífice. Ainda assim, os nomes que receberem apoio significativo já nesta fase poderão indicar possíveis favoritos nas próximas rodadas.

Como são necessários dois terços dos votos — neste caso, 89 — para a eleição do pontífice, a expectativa é de que a escolha se estenda pelos próximos dias. A primeira fumaça, que sairá da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, está prevista para o final da tarde (14h no horário de Brasília) e deve ser preta, sinal de que não houve consenso.

Desde o século XIII, quando os conclaves passaram a ocorrer em sessões fechadas, o processo tem se mantido praticamente inalterado. Os cardeais são isolados do mundo externo, sem acesso a meios de comunicação, e votam até quatro vezes por dia — duas pela manhã e duas à tarde — até que alguém alcance a maioria exigida.

A média de duração dos últimos conclaves tem sido de pouco mais de três dias. Em 2005 e 2013, as eleições foram encerradas em dois dias, com a escolha de Bento XVI e Francisco, respectivamente. No entanto, caso não haja definição até o terceiro dia, o regulamento prevê uma pausa de 24 horas para oração e reflexão antes da retomada das votações.

Mais do que um processo eleitoral, o Conclave representa um momento de profunda introspecção para a Igreja Católica. Em meio a incertezas, os cardeais reunidos no Vaticano carregam a grande responsabilidade de apontar quem será o próximo líder espiritual de mais de 1,3 bilhão de católicos ao redor do mundo.

Cronograma 

Quarta, 7 de maio: início do conclave com uma única votação por volta das 14h (Brasília). Fumaça provavelmente preta (sem definição).

Quinta, 8 de maio: até quatro votações possíveis:

5h30: primeira votação do dia — fumaça branca (papa eleito) ou nenhuma fumaça.

7h: segunda votação — fumaça branca (eleição) ou preta (sem definição).

12h30: terceira votação — fumaça branca ou nenhuma fumaça.

14h: quarta votação — fumaça branca (eleição) ou preta (sem definição).

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress