Uma pasta contendo um computador e dois cartões de memória USB, que continham planos de segurança da polícia para os Jogos Olímpicos de Paris, foi roubada de um comboio na estação Gare du Nord, na capital francesa.
Leia Também
O equipamento e os dois cartões estavam na posse de um engenheiro da Câmara de Paris, que apresentou queixa na noite de segunda-feira (26) na delegacia de polícia da Gare du Nord.
O material continha dados confidenciais referentes aos planos de segurança da competição olímpica, que ocorre de 26 de julho a 11 de agosto deste ano, em Paris.
O engenheiro, de 56 anos, viajava na segunda-feira por volta das 19h30. Ele estava sentado em um comboio com destino a Creil, em Oise, e colocou a pasta no porta-malas acima do assento, de acordo com as primeiras informações prestadas à polícia.
Como a partida desse comboio estava atrasada, o homem decidiu mudar para outra linha que também iria para Creil. Segundo fontes policiais, teria sido neste momento que o dono da mala se deu conta da falta do computador e dos cartões de memória USB.
O homem teria dito ainda às autoridades da polícia municipal que esses equipamentos continham dados sensíveis, que seriam os planos de segurança para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A investigação foi entregue à polícia regional de transportes, segundo reportou a publicação francesa Le Parisien.
O município de Paris ainda não comentou o sucedido, mas sabe-se que a câmara pretende mobilizar uma força de trabalho com dois mil agentes da polícia para as Olimpíadas de 2024.
A operação policial tem previsto o destacamento de cerca de 35 mil agentes para estarem presentes durante os jogos. A França reforçará ainda a segurança olímpica com envio de dez mil soldados.