Com o objetivo de reduzir acidentes de trânsito causados pela embriaguez ao volante, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) intensificará a Operação Lei Seca a partir desta quinta-feira (27). A ação será realizada em todas as zonas de Manaus e contará com a participação de 90 agentes de trânsito, que atuarão até a Quarta-Feira de Cinzas (05/03), reforçando a fiscalização durante o período festivo do Carnaval na Floresta 2025.
O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, destacou que as operações foram iniciadas ainda no pré-Carnaval e já apresentaram resultados positivos, com a redução do número de internações hospitalares por acidentes de trânsito relacionados ao consumo de álcool.
“Desde o início de fevereiro, intensificamos as fiscalizações e conseguimos diminuir significativamente os casos. Agora, com a chegada do Carnaval, nosso trabalho será ainda mais rigoroso para garantir a segurança viária”, afirmou.
Além do aumento do efetivo, a operação contará com dez viaturas carros, seis motocicletas, cinco plataformas, três micro-ônibus, um cavalo mecânico e um veículo “transformer”, utilizado para a remoção de grandes estruturas. O Detran-AM também manterá equipes no entorno do Sambódromo de Manaus, localizado no bairro Flores, zona Centro-Oeste da cidade, entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, período em que ocorrerá o Desfile das Escolas de Samba.
De acordo com o coordenador-geral de Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, os agentes de trânsito darão suporte ao controle do tráfego e à remoção de veículos que possam interferir na fluidez do trânsito. “Os equipamentos operacionais estarão à disposição da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) para garantir que nenhum veículo ou alegoria com defeito prejudique o andamento do desfile das escolas de samba”, explicou.
Diante do reforço na fiscalização, as autoridades fazem um apelo aos foliões para que evitem dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas e sigam as normas de segurança no trânsito. “Se for beber, não dirija. Utilize cinto de segurança, capacete, respeite a faixa de pedestres e evite o uso de celular ao volante”, reforçou David Fernandes.