A 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), na terça-feira (23/07), foi marcada por uma intensa programação esportiva. Com competições programadas até domingo (27/07), às modalidades de futsal, handebol, natação, vôlei de praia, futebol de campo, ginástica rítmica e basquete mobilizaram atletas de escolas públicas e privadas de 42 municípios amazonenses.
Nesta quinta-feira (25/07), seguem as disputas de modalidades que tiveram início nesta semana, como a natação, que já revelou grandes destaques. Entre eles está Adson Braga, aluno da Escola Estadual Dorval Porto, na zona Sul de Manaus. O jovem atleta PcD (pessoa com deficiência), conquistou duas medalhas de ouro nas provas de 50 e 100 metros livres, demonstrando superação e talento nas piscinas.

Outro nome que se destacou foi Julia Messias, atual campeã brasileira dos 100 metros peito nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024. A nadadora começou sua trajetória justamente nos JEAs, e segue colecionando títulos em competições nacionais, onde já acumula 133 medalhas de ouro, 107 de prata e 80 de bronze, somando 320 conquistas.

As modalidades que finalizaram as disputas até o momento são:
- Atletismo
- Tênis de mesa
- Badminton
- Xadrez
- Ciclismo
- Taekwondo
- Vôlei de praia
- Ginástica artística
- Ginástica rítmica
Ainda nesta quarta-feira (24/07), as disputas seguem nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), com competições nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, futebol de campo, basquete e natação. A expectativa é de novas decisões, revelações esportivas e histórias de superação entre os estudantes-atletas.
A edição de 2024 reúne mais de 5,4 mil atletas de 42 municípios amazonenses, competindo em 20 modalidades esportivas. Além de promover o alto rendimento, os JEAs também fortalecem a inclusão de estudantes com deficiência (PcD) e incentivam o intercâmbio entre jovens de diferentes regiões do estado.
Com competições programadas até domingo (27/07), os JEAs se consolidam como a maior competição escolar do Amazonas e uma das principais plataformas para revelação de talentos rumo a eventos nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e as Paralimpíadas Escolares.