A Federação Amazonense de Futebol (FAF), signatária da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), lançou em Manaus, o projeto Gol do Brasil. A iniciativa utiliza o futebol como ferramenta de educação e transformação social. A cerimônia aconteceu no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Dariana Corrêa Lopes, no bairro Lago Azul, que será sede das atividades do projeto na capital amazonense três vezes na semana. Ao menos 120 crianças foram beneficiadas no primeiro período do projeto.
O evento contou com a presença de autoridades do esporte e da educação, entre elas o presidente da FAF e vice-presidente da CBF, Ednailson Rozenha, o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Américo, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), Dr. Hugo Ribeiro, o coordenador de Desenvolvimento e Projetos da CBF, Felipe Dambroz, além de representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).

O presidente da FAF e vice-presidente da CBF, Ednailson Rozenha, destacou a importância da chegada do projeto ao Amazonas e o papel do futebol como instrumento de inclusão e desenvolvimento humano.
“Esse projeto é um investimento no futuro. O futebol tem o poder de ensinar valores, unir comunidades e transformar realidades. Ver o Amazonas inserido nesse movimento nacional é motivo de orgulho e esperança. Cada criança que entra em campo representa o símbolo da renovação e a certeza de que o esporte é um caminho de oportunidades e dignidade”, destacou o mandatário.
Representando o Governo do Estado, o secretário da SEDEL, Diego Américo, ressaltou a união entre as instituições e o compromisso com o fortalecimento do futebol de base no Amazonas: “Quero parabenizar a CBF por este grande projeto. Quero parabenizar a FAF, a Seduc e o Governo do Estado do Amazonas, porque projetos como esse é que verdadeiramente promovem a inclusão, transformando o esporte de base em esporte de alto rendimento”, afirmou.
O coordenador de Desenvolvimento e Projetos da CBF, Felipe Dambroz, elogiou o trabalho da FAF e reforçou o compromisso da entidade nacional com o futebol de base e com as regiões periféricas do país.
“O Gol do Brasil é um projeto que muda vidas. É sobre formação, valores e oportunidades. Ver o Amazonas abraçando essa proposta é ver o futebol cumprindo sua função social e educacional”, complementou.

A estudante Fernanda Maria, de 15 anos, participante do projeto, falou com entusiasmo sobre o impacto do esporte em sua vida: “Para mim é uma ótima oportunidade. Eu entrei só por entrar e, no final de tudo, conheci pessoas novas, mudei hábitos e ganhei muitas oportunidades. O esporte muda vidas. Antes eu era uma pessoa muito estressada, tinha muitos problemas, e atualmente não tenho tantos assim por conta do futebol”, disse.
O projeto Gol do Brasil
O Gol do Brasil chegou a Manaus com o objetivo de transformar a vida de crianças e adolescentes por meio do futebol. A iniciativa busca a formação cidadã, estimulando o trabalho em equipe, a disciplina e o respeito, independentemente de os participantes se tornarem atletas profissionais.
Reconhecido pela UNESCO como uma ação de impacto social, o projeto une esporte e educação como base para um futuro melhor, fortalecendo o papel do futebol na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e inspiradores.
Colunista
Larissa Balieiro
Jornalista esportiva, apresentadora do Fora de Série AM, proprietária da @agenciaesportiva.lbame vencedora do Prêmio de Jornalista Esportiva mais admirada da região norte.
