O prazo para interposição de recursos contra os gabaritos preliminares das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) termina nesta quarta-feira (8/10). Os gabaritos já estão disponíveis e podem ser consultados no portal do candidato, no site oficial da banca organizadora. A segunda fase do certame está prevista para ocorrer em 7 de dezembro.
Ao todo, foram divulgados 36 gabaritos preliminares, referentes às provas aplicadas no último domingo (5/10), que reuniram 436.582 participantes em todo o país. A taxa média de abstenção foi de 42,8%.
As provas contemplaram cargos de nível intermediário e nível superior, distribuídos nas seguintes áreas:
- Saúde e Regulação
- Seguridade Social
- Infraestrutura, Engenharia e Arquitetura
- Justiça e Defesa
- Administração Pública e Governança
- Desenvolvimento Socioeconômico
- Educação
- Cultura
- Ciência
- Tecnologia
A imagem do cartão de respostas, as notas finais das provas objetivas e a convocação para a prova discursiva serão divulgadas no dia 12 de novembro.

Sobre o exame
A prova objetiva do CPNU 2 teve quatro tipos de cadernos para cada bloco (Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4), totalizando 36 gabaritos. Os gabaritos preliminares de todos os blocos e tipos, assim como os cadernos de prova, estão disponíveis na área pública do site do concurso.
A informação sobre o tipo de prova individual de cada candidato está disponível apenas na página restrita da Área do Candidato. Para conferir corretamente o gabarito, é necessário verificar qual tipo de prova foi atribuída em sua inscrição. Os recursos contra as questões das provas poderão ser apresentados entre os dias 7 (a partir de 0h) e 8 de outubro (até 23h59).
Confira as instruções do edital para interposição de recursos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2):
- É permitida a interposição de recursos contra o Gabarito Preliminar da Prova Objetiva dentro do prazo de dois dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil após a divulgação do resultado, exclusivamente pela página do concurso.
- O recurso deve ser individual, fundamentado, claro, consistente e objetivo, e apresentado dentro do prazo, seguindo as instruções disponíveis na Área do Candidato.
- É proibida qualquer forma de identificação pessoal nos campos destinados à justificativa do recurso, sob pena de indeferimento.
- Serão indeferidos recursos desrespeitosos, fora do prazo, em formato incorreto ou enviados por fax, e-mail, correio ou presencialmente, assim como documentos adicionais anexados após o prazo.
- As respostas aos recursos serão disponibilizadas exclusivamente na Área do Candidato, não sendo fornecidas por telefone, e-mail ou individualmente.
- Após análise, a Fundação Getulio Vargas (FGV) poderá manter, alterar ou anular o gabarito.
- Todos os recursos apresentados dentro do prazo serão analisados, e as respostas divulgadas na Área do Candidato: https://conhecimento.fgv.br/cpnu2
- Em caso de deferimento, a pontuação será considerada para classificação, e o novo resultado terá validade legal plena.
- O Gabarito Definitivo e o Resultado Final da Prova Objetiva serão divulgados no site oficial após a análise de todos os recursos.
- Não haverá possibilidade de recurso contra o gabarito definitivo ou o resultado final da prova objetiva.